ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. 6A – TODOS
QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS 6B- 26 MARIA
EDUARDA CAIRES E TODOS QUE
QUISEREM MELHORAR AS NOTAS RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS: O que são esportes
individuais? Os esportes individuais são práticas
em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom
desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse
modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades
técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta
para as atividades envolvidas. Além disso, é importante considerar
que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação.
A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte
técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda
categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com
rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão. É válido destacar também que, embora
alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da
capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do
adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual.
Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar,
como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as
categorias: ·
Individualidade
tática; ·
Habilidade
motora/técnica; ·
Aptidão
física; ·
Atitude. Essas são as principais
características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais,
estendendo-se a todas as categorias envolvidas. Algumas
modalidades esportivas individuais: QUESTÕES: DATA DE ENTREGA 18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS: O que são esportes
individuais? Os esportes individuais são práticas
em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom
desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse
modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades
técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta
para as atividades envolvidas. Além disso, é importante considerar
que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação.
A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte
técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda
categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com
rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão. É válido destacar também que, embora
alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da
capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do
adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual.
Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar,
como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as
categorias: ·
Individualidade
tática; ·
Habilidade
motora/técnica; ·
Aptidão
física; ·
Atitude. Essas são as principais
características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais,
estendendo-se a todas as categorias envolvidas. Algumas
modalidades esportivas individuais: QUESTÕES: DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU
CLASSROOM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. MASSAGEM
TERAPEUTICA OU MASSOTERAPIA: A massagem
terapêutica (ou massoterapia) consiste principalmente na manipulação manual
de tecidos moles do corpo, membros e articulações. As manobras
têm o objetivo de estimular o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea,
reduzir os níveis de estresse e até mesmo beneficiar a saúde mental e prevenir doenças. Vale
destacar que não se trata simplesmente de uma massagem relaxante. A
massoterapia possui técnicas e modalidades específicas, visando atingir
benefícios com relação à saúde física e ao bem-estar. Seu uso é
bastante abrangente, visto que pode fazer parte da rotina de idosos, atletas,
pessoas com artrite e artrose, pessoas portadoras de patologias oncológicas, etc. Sendo utilizada,
em cada caso, com um objetivo específico. Quais
os benefícios das massagens terapêuticas?
Existem
diversas técnicas de massoterapia. Entretanto, de forma geral todas possuem
benefícios em comum. Como exemplo, podemos citar: ·
Redução de tensões
musculares; ·
Aumento da sensação de
bem-estar físico; ·
Melhor circulação
sanguínea; ·
Maior qualidade do sono; ·
Prevenção de algumas
doenças; ·
Alívio do estresse e
ansiedade. De modo
geral, a massagem terapêutica traz diversos benefícios especialmente para
alguns grupos: Atletas
Os atletas
são grandes adeptos da massagem terapêutica. Geralmente seu uso ocorre antes
e depois de treinos, proporcionando a redução das tensões musculares. Além disso,
é predominante a prática da massagem associada à fisioterapia, com o objetivo
de auxiliar na recuperação de lesões, torções ou desconfortos musculares.
Dessa forma, a massoterapia é realizada em associação à medicina esportiva. Pacientes oncológicos
Na
atualidade já existem estudos que apontam a possibilidade da massagem
terapêutica auxiliar na saúde mental, sobretudo de pessoas em situações
complexas, como em tratamentos oncológicos. O
procedimento pode ser feito inclusive em hospitais ou em domicílio,
dependendo do quadro de cada paciente. Assim,
através do relaxamento, maior qualidade do sono e aumento da sensação de
bem-estar físico e emocional, a massoterapia pode ser uma aliada aos
tratamentos. Idosos
Os idosos
podem ser muito beneficiados pela massoterapia. Isso pois é comum que sofram
de dores crônicas (lombar, enxaqueca, coluna, etc.) ou até mesmo possuam patologias como artrite, artrose
ou outro tipo de reumatismo. Além disso,
muitos idosos também sofrem com problemas relacionados à saúde mental, como
a depressão. Assim, a
massagem terapêutica pode contribuir com uma melhor circulação sanguínea,
maior sensação de bem-estar e relaxamento, redução da tensão muscular e
alívio da ansiedade. Tipos
de massagens terapêuticas e para que servem
São muitos
os tipos existentes de massagens com funcionalidades terapêuticas. Elas
originam-se a partir de diferentes culturas e regiões. Consequentemente,
variam também com relação às suas técnicas e objetivos. Agora, vamos
conhecer alguns tipos e sua aplicabilidade: Shiatsu
Talvez esta
seja a massagem mais conhecida de nossa lista. O Shiatsu é praticado por
pessoas do mundo todo e auxilia, principalmente, no combate a tensões
musculares. Além disso, também é benéfico para a circulação, postura e
reequilíbrio do fluxo energético. A técnica
deve ser aplicada por profissionais capacitados(as) e consiste na combinação
do uso dos polegares, da palma das mãos e do cotovelo, realizando pressão nas
áreas com maior tensão. Também é
comum o uso de óleos essenciais nas sessões, trazendo os benefícios da
aromaterapia – uma prática integrativa bastante antiga. Apesar de seus benefícios, o Shiatsu é contraindicado para mulheres
grávidas, pessoas com doenças degenerativas e também para portadores(as) de
determinados tipos de câncer. Em
caso de dúvidas, o ideal é sempre buscar especialistas. Ayurvédica ou Ayurveda
Ayurvédica
ou, também, Ayurveda é um tipo de massagem indiana, proveniente da medicina
ancestral, existente há mais de 7 mil anos. Parte
essencial da técnica consiste no uso de óleos vegetais medicamentosos, tendo
como principal base o óleo de gergelim. Além disso, também são realizados
alongamentos – com o objetivo de aliviar dores. A realização
da Ayurvédica contribui, ainda, com as trocas celulares, a fim de remover
toxinas do corpo. Outros benefícios são a regulação da pressão arterial e
melhoria na circulação linfática. Como em
qualquer procedimento, também há algumas contraindicações para a massagem
Ayurvédica. Ela não é recomendada às gestantes,
lactantes, pessoas soropositivas, pessoas com tumores malignos e em casos de
inflamações ou infecções de pele. Tailandesa
A massagem
tailandesa, ou thai, é bastante conhecida e peculiar. Isso
pois não é realizada em uma maca, como tradicionalmente são feitos os procedimentos.
Nesse caso, a massagem é realizada no chão, de forma que o(a) cliente é
colocado em diversas posições de yoga durante a sessão. Ao contrário
do Shiatsu e da Ayurveda, nessa prática não são utilizados óleos. Mas é
essencial o uso de roupas confortáveis, devido aos movimentos realizados. Dessa forma,
o foco está no alongamento e nas manobras corporais, objetivando maior
flexibilidade e alívio de tensões musculares. Entretanto,
a maioria dos(as) profissionais afirma que se trata de uma massagem muito mais
energética do que física. Assim, são realizados movimentos para a liberação
de energia, proporcionando sensação de relaxamento imediato. Considerando
a grande carga de movimentos físicos, a massagem tailandesa não é recomendada
a pessoas cardíacas sem liberação médica, ou em casos de osteoporose e infecções graves. Pedras quentes
Esta é uma
técnica bastante famosa e desejada. Muitas pessoas sonham em realizar, devido
ao intenso relaxamento provocado pelo uso das pedras quentes, combinado com
óleos essenciais. Nesse
procedimento, inicialmente é realizada uma massagem corporal com o uso de
óleos e, em seguida, são utilizadas pedras de basalto quentes, espalhadas
pelo corpo todo (inclusive cabeça e rosto). Os
benefícios são quase que totalmente voltados ao bem-estar, proporcionando
alívio do estresse e tensões. Mas a massagem com pedras quentes também
melhora a circulação sanguínea e a drenagem
linfática. A técnica é
contraindicada para gestantes, portadores(as) de doença oncológica e em
pessoas com doenças de pele, asma aguda
ou ferimentos. QUESTÕES: 1- Qual o
objetivo da massagem terapêutica? 3- Quais
são os tipos de massagem terapêutica? Essa atividade corresponde à semana
de trabalho de 30/11/2020 a 04/12/2020 DATA
DE ENTREGA 07/12/2020 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. GINÁSTICA HOLÍSTICA: Você já ouviu falar
sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que trabalha a educação
postural e a consciência corporal, são aplicados
exclusivamente pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis
benefícios para a vida. O
que é ginástica holística?
A ginástica holística é
um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã Dra. Lily Ehrenfried, no
século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar, prevenir e tratar
diferentes patologias, além de melhorar a postura e o rendimento do corpo, a
ginástica holística é aplicada no Brasil pelo Instituto Patrícia Lacombe. No método, nenhum
aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a qual são
feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios que
abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor. Quais
são os principais benefícios?
Na sequência, você
confere quais são os 3 principais benefícios
da ginástica holística elencados pelos profissionais
do Instituto Patrícia Lacombe. 1. Alívio de dores no corpo
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta. GINÁSTICA LABORAL A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais (TRABAHO) e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. A ginástica laboral possui algumas classificações, podendo assim focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores. A partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhados especificamente cada um desses objetivos. As classificações da ginástica laboral podem ser feitas pelo horário de realização, como: · Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades. · Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios. · Relaxamento: realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alivio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação. As classificações da ginástica laboral também podem ser feitas através dos objetivos principais dos exercícios, como: · Ginástica corretiva/postural: relacionada ao equilíbrio entre as musculaturas agonista e antagonista, envolvendo alongamento e fortalecimento de musculaturas em pouco uso. Tem a duração média de dez minutos, podendo ser realizada todos os dias ou três vezes por semana. · Ginástica de compensação: objetiva a prevenção de adaptações e compensações posturais. São realizados exercícios simétricos e alongamentos por até dez minutos. · Ginástica terapêutica: objetiva o tratamento de distúrbios, patologias e alterações posturais, conforme as principais queixas. Necessita de um local apropriado e tem a duração média de trinta minutos. · Ginástica de manutenção/conservação: programa onde se busca manter os resultados decorrentes de um trabalho de condicionamento físico, após alcançar o equilíbrio muscular e as correções necessárias. Necessita de uma sala especial para o treinamento, utilizando o tempo de folga, com duração média entre quarenta e cinco e noventa minutos. A prática da ginástica laboral envolve aspectos como a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus colaboradores, o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e oferecer um bom ambiente para trabalhar. A partir desses aspectos, a ginástica laboral acaba se encaixando no que tange à boa qualidade de vida e conservação da boa saúde, demonstrando essa preocupação com os colaboradores, fazendo com que o trabalho não seja uma atividade desgastante e que possa comprometer a funcionalidade do indivíduo. Com a prática da ginástica laboral, aos poucos os empresários acabam concluindo que a preservação e manutenção da saúde acabam refletindo no rendimento de seus colaboradores, uma vez que os mesmos deixarão de faltar o trabalho por motivos de saúde, fazendo com que a produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido à permanência do colaborador em um ambiente de trabalho saudável. Aos poucos, as empresas acabaram mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de seus funcionários. QUESTÕES: 1- O que é ginástica laboral? 3- Quais as classificações e objetivos da ginástica laboral? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 a 13/11/2020 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Bibliografia: Associação Brasileira de Ergonomia (2004). Definição internacional de ergonomia. Internet: http://www.abergo.org.br . Acesso em 03/2016. CODO, W. (1998). Providências na organização do trabalho para a prevenção da LER. In W. Codo & M. C. C. G. Almeida (Org.). Lesões por Esforços Repetitivos: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção: uma abordagem multidisciplinar. Petrópolis: Vozes. Ergofisio (2004). Ginástica laboral. Internet: http://www.ergofisio.com.br/ginasticalaboral.htm. Acesso em 02/2016. VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=0JROKYkR-Hc VÍDEO PARA FAZER EM CASA: |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta. YOGA: O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e
a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o
controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de
melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição,
podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo
menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a
atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar
melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo
trabalhe de forma harmônica e equilibrada. Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a
saúde, são: 1. Diminui o estresse e ansiedade
A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa
se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou
futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz
interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia. Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à
sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo,
concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações
interpessoais. 2. Promove condicionamento físico
Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem
melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos
intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para
atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e
deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos
tonificados. 3. Facilita o emagrecimento
Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de
peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a
quantidade de calorias consumidas no dia. Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda
de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos
nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais
nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo. 4. Alivia dores corporais
Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o
que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma
como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é
possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer
alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos
à coluna e articulações do corpo. Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar
a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por
escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por
exemplo. 5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e
pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea,
batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema
endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e
adrenalina. A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios
de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora
o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos
convencionais, como musculação ou esportes. 6. Melhora o sono
Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma
boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que
regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade
e profundidade. Ter o corpo mais relaxado também faz com que o
descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição
no dia seguinte. Benefícios na saúde dos idosos
Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com
a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de
dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O
controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são
efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar
aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e
colesterol alto. É importante lembrar que os exercícios praticados nesta
atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada
pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os
benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação
de desestímulo QUESTÕES: 1- O que é a yoga? 3- Quais os benefícios que pessoas idosas podem ter com a prática de
yoga? Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 a 06/11/2020 REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=V35Bcz0aZDE VÍDEO PARA FAZER
EM CASA: |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta. GINÁSTICAS DE
CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELAXAMENTO: O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas,
mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento
de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de
várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de
pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível. As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando
várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam
perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui
ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e
ainda melhora o estado energético do organismo. Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um
ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo
o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos
fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e
expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque
pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os
locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo
contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento
em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve.
Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de
olhos fechados e levante-se vagarosamente. Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a
pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o
envelhecimento. QUESTÕES: 1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento? 3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática? Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020 REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEOS PARA FAZER EM CASA: |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta. O
SAMBA DE RODA: O samba de roda é
um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e
possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela
disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que
todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente
aderindo à sonoridade deste ritmo.
Acompanhado por
atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas,
seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à
capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características
da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além
da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do
pandeiro. Tradição milenar
no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de
Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Presente no
trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto,
Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de
duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma
forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só
se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um
participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por
palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois
solistas e o coral se alternam no canto. Também conhecida
como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo
para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo
tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos
juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo
Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação.
São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do
Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho. QUESTÕES: Essa
atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 A 23/10/2020. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=476
VIDEO PARA MELHOR
ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta. Olá alunos, estamos iniciando essa
semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as
atividades, façam semanalmente: O SAMBA: O samba é
uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais
representativos da cultura popular do Brasil. Este ritmo é fruto da miscigenação entre a
música africana e europeia nos campos e na cidade. Devido a sua grande presença em todo
território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas
sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente. Origem do Samba
O samba foi criado no Brasil e sua origem
são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos
europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Inicialmente, as festas de danças dos
negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos
apontam o Recôncavo
Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de
dançar, cantar e tocar instrumentos em roda. Batuque, J.M, Rugendas, retratando
pessoas escravizadas cantando e dançando em roda Após a abolição da escravidão, em 1888, e
da instituição da República, em 1889, muitos negros se dirigiram à então
capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho. Porém, qualquer manifestação cultural
africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e
o candomblé.
Com o samba não foi diferente. Assim, os negros começam a fazer suas
festas nas casas das "tias" ou "vovós", verdadeiras
matriarcas afro-descendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o
mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca. Da mesma forma, compositores de origem
erudita como Chiquinha
Gonzaga e Ernesto Nazareth, utilizam os ritmos africanos
em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por
isso, o chamavam de choro, valsa-choro e até mesmo tango. Outro que seguiria
o mesmo caminho seria o compositor Heitor
Villa-Lobos. Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é
considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com
letra de Mauro de Almeida e Donga. O samba foi entrando nos salões da elite e
pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha as
marchinhas como trilha sonora. O advento do rádio e o talento de
intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram
o samba cada vez mais popular em todo Brasil. O poeta e compositor Vinícius de Moraes
resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de "Samba da
bênção" (com música de Baden Powell, 1967): Porque o samba nasceu lá na Bahia Origem da palavra samba
Há controvérsias sobre a origem da palavra
"samba", mas provavelmente advém do termo africano
"semba" que significa "umbigada". Cumpre dizer que "umbigada" era
uma dança executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga. Samba no Brasil
O samba está presente em todas as regiões
brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo,
sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são: ·
Samba da Bahia ·
Samba Carioca (Rio de Janeiro) ·
Samba Paulista (São Paulo) Assim, dependendo do estado modificam-se os
ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que
acompanham a melodia. O samba da Bahia foi influenciado pelos
batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do
maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a
origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba
paulista. QUESTÕES: Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 12/09/2020 A 16/09/2020. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS: https://www.todamateria.com.br/samba/
VIDEO PARA MELHOR
ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física. 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta. O TCHOUKBALL: História do TchoukballA história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato. Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo. Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses. Quadra de TchoukballAs medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura. Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia. Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus. E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa. BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.Jogo de Tchoukball O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária. Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio. A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra. A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro. Regras Básicas do TchoukballEste jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball. O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando: · Ele errar o quadro no momento do arremesso; · Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização; · Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo; · Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso. E é considerado falta nas seguintes situações: · Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar; · Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola; · Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura; · Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe; · Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola; · Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção; · Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe; · Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe; · Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário. DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES: 1- Qual foi o objetivo do DR. Hermann Brandt em criar o Tchoukball? 2- Quando é considerada falta no jogo de tchoukball?
Essa
atividade corresponde a semana de trabalho de 28/09/2020 A 02/10/2020.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11 https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY |
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física. 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta. O TCHOUKBALL: História do TchoukballA história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato. Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo. Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses. Quadra de TchoukballAs medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura. Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia. Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus. E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa. BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.Jogo de Tchoukball O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária. Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio. A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra. A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro. Regras Básicas do TchoukballEste jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball. O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando: · Ele errar o quadro no momento do arremesso; · Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização; · Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo; · Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso. E é considerado falta nas seguintes situações: · Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar; · Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola; · Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura; · Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe; · Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola; · Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção; · Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe; · Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe; · Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário. DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES: 1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball: 2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz? 3- Como é a dinâmica de uma partida de tchoukball? 4- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020. |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
PARKOUR:
Parkour é
um tipo de atividade física inspirada no “método natural de educação física”,
idealizado por Georges Hébert. Ele idealizou um percurso para treinamento
militar, chamado de parcours militaire, muito utilizado
pelo exército francês. Daí surge o nome, Parkour tem origem em parcour, percurso
em francês.
Baseado nesse estilo de treinamento, David Belle estruturou uma
série de movimentos físicos com a proposta de utilizar os elementos dos meios
rurais e urbanos, como obstáculos a serem ultrapassados. O modo de lidar com
esses obstáculos, passando de um ponto a outro, deve sempre ser o mais
eficiente possível.
O
praticante do Parkour é chamado de traceur (algo como
traçador – de rota – em português), e as praticantes, de traceuses (feminino
de traceur). Seu objetivo é tentar encontrar um meio de fazer os caminhos que
as pessoas normalmente fariam andando, de maneiras diferentes. Para isso ele
observa o caminho a ser percorrido e traça uma trajetória que seja simples,
rápida e eficaz. A simplicidade não ocorre quando há a pretensão de incluir
movimentos acrobáticos, mas a sua prática utilizando o meio como obstáculo
resulta muitas vezes em uma estética particular associada a um prazer
pessoal.
O Parkour recebe muitas críticas por ser tido como um esporte de
alto risco, mas é preciso grifar que os praticantes experientes nunca se
machucam, pois calculam todos os riscos antes de realizarem suas manobras.
Mas alguns riscos sempre existem e são minimizados quando o praticante tem
consciência de sua limitação física. Um traceur que tem ótima condição
física, musculatura bem definida e um grau de flexibilidade bom, resiste
melhor aos impactos com o solo, o que reduz os riscos de lesões. Além disso,
a boa condição física também facilita o processo de aquisição de movimentos
específicos, o que aumenta a autoconfiança nos iniciantes da prática.
Existem técnicas específicas que marcam o Parkour como esporte:
saltos, rolamentos, aterrissagens e equilíbrio. Segue uma lista com os
principais movimentos:
1) Saltos:
- Salto do
gato: Quando o objetivo é pendurar e se fixar em algum lugar;
- Drop,
Kitty: Quando, após um salto, o traceur deixa seu corpo cair levemente em
direção a um lugar mais baixo;
- Salto
com distância: Salto com a intenção de locomover o corpo de um local a outro,
atravessando uma fenda. É geralmente seguido de um rolamento no solo;
- Salto de
precisão: Salto que requer muito equilíbrio, pois ocorre quando o praticante
passa de um local em que está imóvel a outro, para também permanecer
estático. Geralmente são feitos de locais pequenos para locais pequenos, por
isso o nome “precisão”;
- Passagem
de obstáculo reversa: Salto em que as duas mãos são utilizadas como apoio no
solo, enquanto o corpo faz uma volta de 360 graus.
2) Desmonte: Quando o praticante se solta do seu local para
outro;
3) Aterrissagem: Queda branda com o intuito de minimizar lesões;
4) Equilíbrios:
- Simples: Manter o corpo sobre locais de pequeno apoio; - Equilíbrio do Gato: Manter o corpo sobre local de pequeno apoio em quatro apoios, ou seja, imitando um gato;
5) Passagem por baixo da barra: Quando o praticante faz a
passagem por baixo de locais baixos;
6) Passagem de Muros: Impulsão com os pés na parede, para se
agarrar no topo e, depois, fazer o movimento de subida;
7) Subida: subir em algum local, sem o auxílio das pernas,
apenas a partir das forças dos braços.
QUESTÕES:
1- De acordo com o texto o que é o PARKOUR? 2- Qual é o objetivo dessa prática?
3- Quais são os principais movimentos do PARKOUR?
Essa
atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.
VIDEO PARA MELHOR
ENTENDIMENTO
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
SKATE:
O skate é um esporte realizado em uma prancha, chamada shape,
com quatro rodas pequenas e dois eixos chamados de “trucks”. As manobras
executadas com baixo e alto grau de dificuldade consistem em deslizar sobre o
solo e obstáculos.
Devido seu
aspecto criativo, o skate é considerado um esporte radical, sendo um dos mais
conhecidos atualmente. Tem crescido nos últimos anos e atraído um grande
número de patrocinadores. Os campeonatos são cada vez mais disputados.
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia faziam das pranchas um divertimento também nas ruas, em época de marés baixas e seca na região. Os primeiros campeonatos de skate surgiram 1965, porém foi mais reconhecido uma década depois. Um dos acontecimentos que revolucionaram o esporte foi o invento das rodinhas de uretano, pelo norte-americano Frank Naswortly, em 1973. Outro acontecimento marcante para o Skate foi o invento do Ollie-Air, em 1979, manobra que possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Rodney Mullen foi um dos revolucionários do esporte, desenvolvendo várias manobras como flip, heelflip, hardflip, kickflip. O skate é formado por seis partes: tábua ou shape ou deck; trucks ou eixos; rodas; rolamentos; parafusos; lixa ou griptape. A primeira pista de skate da América Latina foi construída na cidade de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. O esporte se consolidou nos anos 90, ano em que surgiu também o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk. No Brasil, os maiores ídolos do esporte são os campeões mundiais Bob Burnquist e Sandro Dias.
QUESTÕES:
1- De acordo com o texto o que é o skate? 2- Quem foi Rodney Mullen?
3- Como o skate é formado?
4- Cite pelo menos 4 manobras realizadas com o skate: 5- Quem é considerado o maior skatista de todos os tempos?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.
VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
HANDEBOL:
Um
esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só
partida. O Handebol é
um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com
as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances
em gols, aspecto semelhante ao futebol.
Os
relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no
qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro
esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os
franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado
Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na
Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos,
irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada
na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de
Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.
A
modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max
Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria
e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de
Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal
qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano
de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os
alemães.
Os
jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os
suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados
a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete
em cada equipe.
Entrou
para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis
países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial
ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais
tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os
primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das
mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A
Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de
Barcelona.
QUESTÕES:
1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol: 2- Quando os jogos de handebol começaram a ser praticados? 3- Quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?
Essa
atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020.
VIDEO PARA MELHOR
ENTENDIMENTO
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
VIVER
COM DISPOSIÇÃO!!!
Você já se perguntou
como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos
escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida
saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios
físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta
todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia
para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade
física e exercício físico?
Qual a diferença
entre atividade física e exercício físico?
Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo
esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por
exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada
até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos
deslocar de um local para outro.
Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos
corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm
como objetivo melhorar o condicionamento físico.
Podemos considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma
caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser
utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as
doenças crônicas metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e,
entre seus benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no
sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e
aumento do HDL.
Não existe uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim
uma recomendação mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação
causa-efeito sugere que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais
atividade, até certo ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o
indivíduo, acredita-se que mais saudável ele seja. No entanto, as
recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que,
para um adulto de 18 a 65 anos de idade manter-se saudável, é necessário
realizar, no mínimo, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana de atividade
aeróbica de intensidade moderada.
Um fato interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira
fracionada durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo,
quando totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única
sessão de 30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá
ser feita em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por exemplo.
Deve ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma atividade que
melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem deseja melhorar
sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e prevenir o ganho
de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.
DE ACORDO COM O TEXTO
ACIMA RESPONDA AS QUESÕES ABAIXO:
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE DIFERENCIAR ATIVIDADE FÍSICA DE EXERCÍCIO FÍSICO
RESPONDA A QUESTÃO ABAIXO:
1- Coloque entre os parênteses AF para atividade física e EF para
exercício físico:
( ) Andar de bicicleta
( ) Treinar musculação 3
vezes na semana
( ) Fazer caminhada no parque
( ) Jogar futebol com os
amigos
( ) Fazer faxina em casa
( ) Fazer alongamentos 4
vezes na semana
( ) Treinar futebol em uma
escolinha 3 vezes na semana
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 A 21/08/2020.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS:
https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-e-exercicio/atividade-fisica-e-exercicio-fisico/ https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/1a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf
VIDEO PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá
copiar as questões.
3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta.
VIVER
COM DISPOSIÇÃO!!!
Você já se perguntou como tem sido sua
disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos escolhas pensando na
praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida saudável está
relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, lazer,
bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta todos os aspectos
envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia para se tornar uma
pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade física e exercício
físico?
Qual a diferença entre atividade
física e exercício físico?
Atividade
física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que
resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos
classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de
ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um
local para outro.
Já o
exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais
programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como
objetivo melhorar o condicionamento físico.
Podemos
considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma caminhada
diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser utilizado como
uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as doenças crônicas
metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e, entre seus
benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no sistema
cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e aumento
do HDL.
Não existe
uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim uma recomendação
mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação causa-efeito sugere
que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais atividade, até certo
ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o indivíduo, acredita-se
que mais saudável ele seja. No entanto, as recomendações do Colégio Americano
de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que, para um adulto de 18 a 65 anos de
idade manter-se saudável, é necessário realizar, no mínimo, 30 minutos por
dia, cinco vezes na semana de atividade aeróbica de intensidade moderada.
Um fato
interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira fracionada
durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo, quando
totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única sessão de
30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá ser feita
em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por exemplo. Deve
ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma atividade que
melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem deseja melhorar
sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e prevenir o ganho
de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA
AS QUESÕES ABAIXO:
1- Qual o
conceito de atividade física? Cite pelo menos 3 exemplos
2- Qual o
conceito de exercício físico? Cite pelo menos 3 exemplos
3- Qual a
recomendação do Colégio americano de medicina do esporte (ACSM) para a
prática de exercícios físicos diários? Você segue essa recomendação?
Justifique:
Essa atividade corresponde a semana de
trabalho de 10/08/2020 A 14/08/2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-e-exercicio/atividade-fisica-e-exercicio-fisico/ https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/1a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf
VIDEO PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS:
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE
REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.
Capacidades Físicas:
As capacidades físicas coordenativas são as
capacidades determinadas principalmente pelos processos nervosos de
orientação, regulação e controle dos movimentos, isto é, são determinadas
pelas componentes onde predominam os processos de condução do sistema nervoso
central. Estas capacidades possuem uma grande importância, uma vez que
constituem a base para a aprendizagem, à execução e domínio dos gestos
técnicos, pois são elas que permitem organizar e regular o movimento.
São as capacidades motoras que permitem que o
atleta domine as suas ações motoras de forma segura e econômica, não só em
situações previsíveis como em situações imprevisíveis e permitem, também,
identificar a posição do próprio corpo ou parte dele em relação ao espaço.
O
que é a coordenação motora?
Segundo Kiphard (1976), “a coordenação do
movimento, de acordo com a idade, é a interação harmoniosa e, na medida do
possível, económica, dos músculos, nervos e órgãos dos sentidos, com o fim de
produzir ações cinéticas precisas e equilibradas e reações rápidas e adaptadas
à situação”. A coordenação motora permite, então, obter uma ação ótima dos
diversos grupos musculares na sequência de movimentos com um máximo de
eficiência e economia.
1-Capacidade de
equilíbrio:
O equilíbrio é a capacidade de
manter uma posição, mesmo que as condições sejam desfavoráveis, ou de
recuperá-la rapidamente após amplos movimentos e solicitações. Isto é, o
equilíbrio é conseguido através de uma combinação de ações musculares,
combinação essa que permite assumir e sustentar o corpo sobre uma base,
contra a lei da gravidade. De uma forma mais simples, trata-se da capacidade
de manter ou recuperar a estabilidade: manter se se trata de movimentos
estáticos ou movimentos lentos; recuperar se se trata da realização de
movimentos rápidos ou saltos.
2-Capacidade de
coordenação motora:
A capacidade de coordenação
motora é a capacidade de garantir uma boa combinação de movimentos, de modo a
que estes se desenvolvam ao mesmo tempo ou em sucessão. Esta permite fazer a
ligação de habilidades motoras como corrida e salto, impulso e lançamento e
de movimentos de membros superiores e inferiores, como na natação, nos
saltos, etc. Possibilita também que os movimentos sejam sincronizados e
ajustados entre eles, fazendo com que, deste modo, as suas ligações sejam
realizadas maneira mais fluente.
3-Capacidade de
reação motora:
A capacidade de reação motora é a capacidade
de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos. Na reação motora,
podem ser distinguidas a reação simples, a reação complexa e a reação de
escolha. Esta capacidade coordenativa tem grande importância nos desportos
onde o tempo entre o estímulo e a resposta motora deve ser o menor possível,
como, por exemplo, numa corrida no momento do tiro de partida. A reação
motora complexa refere-se à situação exigida em toda sua complexidade. Além
de uma reação rápida é ainda necessária uma resposta relativamente exata. A
reação rápida está associada a uma escolha apropriada entre várias
possibilidades alternativas.
4-Capacidade de
agilidade
Agilidade é capacidade da troca de direção e sentido do movimento em
alta velocidade. Ou seja, o indivíduo troca de direção e sentido do movimento
dentro do eixo rotatório na maior velocidade possível. Entretanto, para que o
indivíduo tenha uma boa agilidade além de uma boa dose de potência muscular é
necessário que se tenha uma boa amplitude de movimento. Caso o indivíduo não
tenha uma boa amplitude de movimento terá dificuldade de realizar a troca de
direção e sentido de forma coordenada, em virtude de um possível encurtamento
muscular (menor elasticidade muscular) ou por falta de mobilidade articular,
que estão influenciando essa baixa amplitude de movimento. Então para ter uma
ótima agilidade é necessário ter além de potência muscular algum grau de
flexibilidade.
QUESTÕES:
1- O que é coordenação motora?
2- Qual a importância de se desenvolver as capacidades físicas
coordenativas?
3- Qual a importância de um bom equilíbrio para o jogador?
4- Por que a capacidade coordenativa de reação motora tem grande
importância nos esportes?
5- Para que o indivíduo tenha uma boa agilidade o que mais lhe é
necessário?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 a 07/08/2020
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades
que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas
dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o
mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo
todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via
CLASROOM.
2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida
em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp
014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua
dúvida.
3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades
entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá
com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo
de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.
Att
Everton Junior da Silva
Educação Física
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020 |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Realizar atividades físicas, especialmente
os exercícios incorporados na ginástica
de condicionamento físico, é de extrema importância para um
organismo saudável e maior qualidade de vida.
A palavra “condicionamento” – pode se referir a vários tipos diferentes de exercício. O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico. Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com frequência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte.
Princípios básicos da ginástica de
condicionamento físico
Praticamente todos os exercícios que você
faz em casa, na escola ou na academia são uma forma de condicionamento físico,
mas você deve projetar exercícios equilibrados para tirar o máximo proveito
de sua rotina. Para isso é importante entender os princípios por trás de cada
tipo de atividade.
Condicionamento Aeróbico.
Quando você sai para um mergulho matinal,
para correr ou fazer sua rotina de 30 minutos no elíptico, você está
colocando seu corpo através de condicionamento
físico aeróbico.
O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.
Condicionamento anaeróbico.
O exercício anaeróbico, que às vezes é chamado de condicionamento físico metabólico,
envolve exercícios curtos e intensos que usam músculos de contração rápida.
A ginástica de
condicionamento físico metabólico abrange exercícios
como burpees, pular corda, e movimentos de agachamento.
De acordo com algumas pesquisas, quatro minutos de treinamento intervalado equivalem a trinta minutos na esteira, quando se compara a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular, e ainda tem o benefício adicional de aumentar a resistência muscular.
Construindo Músculo e Força
Além do condicionamento aeróbico e
metabólico, você também pode condicionar a força dos seus músculos fazendo
exercícios de resistência com pesos ou apenas como o peso corporal.
Levantar pesos ou realizar flexões e outros exercícios do tipo, resulta em certo trauma aos músculos, o que faz com que eles se reconstruam mais fortes do que antes. O treinamento de força é uma forma de condicionamento físico anaeróbico, mas os exercícios típicos de força não envolvem intervalos rápidos e intensos como os realizados no treinamento metabólico.
Condicionamento Cardiorrespiratório
Quando você se exercita regularmente, a
necessidade de energia em seu corpo aumenta. Para que o corpo consiga
produzir energia suficiente, o oxigênio precisa estar disponível em sua
corrente sanguínea em abundância.
Para transportar esse oxigênio, o coração bate mais rápido e como acontece com qualquer músculo, quanto mais o coração funciona, mais forte ele se torna, fazendo com que o bombeamento do sangue seja processo mais fácil e demande menos esforço do organismo. Exercícios de condicionamento também ajudam a fortalecer seus pulmões. Para suprir a corrente sanguínea com o oxigênio necessário para gerar energia, os pulmões devem inalar e exalar oxigênio suficiente para sustentá-lo durante o exercício. Isso aumenta sua frequência respiratória e ajuda a aumentar a quantidade de tempo que você consegue se exercitar sem perder o fôlego. Não importa em que tipo de exercício você está pensando, sempre avalie suas metas pessoais de condicionamento físico, seu nível de condicionamento atual e quaisquer limitações ou lesões físicas que possam prejudicá-lo durante essas rotinas. Uma abordagem para o treinamento é variar o tipo de condicionamento que você faz no dia a dia, alternando entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos para completar sua rotina e obter o melhor dos dois mundos. A ginástica de condicionamento físico deve sempre ser realizada com o auxílio de profissional capacitado e preparado. Questões: 1- Quais são os tipos de condicionamento físico citados no texto? 2- Qual a importância de praticar ginásticas de condicionamento físico? 3- Quais benefícios podemos ter ao aumentar nosso condicionamento AERÓBICO? 4- Quais benefícios podemos ter ao aumentar nosso condicionamento ANAERÓBICO?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 20/07/2020 a 24/07/2020
|
PRAZO
DE ENTREGA
20/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom
ATIVIDADES
Atividade:
Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:
1- O que são
ginásticas de condicionamento físico?
2- Cite ao
menos 2 ginásticas de condicionamento físico:
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 13/07/2020 a 17/07/2020 |
PRAZO DE
ENTREGA
13/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom
ATIVIDADES
Atividade:
Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:
1- Escreva em
10 linhas um pouco da história do Ballet?
2- Quais são os
tipos existentes de Ballet?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 06/07/2020 a 10/07/2020 |