terça-feira, 15 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA


ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ALUNOS QUE DEVEM FAZER.

 

6A – TODOS QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS

 

6B- 26 MARIA EDUARDA CAIRES

E TODOS QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

CAROS ALUNOS, VOCÊS DEVERÃO LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO, ESSA RECUPERAÇÃO É DESTINADA A TODOS OS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE NÃO REALIZARAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO 4º BIMESTRE, VOCÊS PODEM FAZER NO CADERNO OU NO PRÓPRIO ARQUIVO E ME ENVIAR NO WHATSAPP 014997007715.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

MASSAGEM TERAPEUTICA OU MASSOTERAPIA:

A massagem terapêutica (ou massoterapia) consiste principalmente na manipulação manual de tecidos moles do corpo, membros e articulações.

As manobras têm o objetivo de estimular o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis de estresse e até mesmo beneficiar a saúde mental e prevenir doenças.

Vale destacar que não se trata simplesmente de uma massagem relaxante. A massoterapia possui técnicas e modalidades específicas, visando atingir benefícios com relação à saúde física e ao bem-estar.

Seu uso é bastante abrangente, visto que pode fazer parte da rotina de idosos, atletas, pessoas com artrite e artrose, pessoas portadoras de patologias oncológicas, etc. Sendo utilizada, em cada caso, com um objetivo específico.

Quais os benefícios das massagens terapêuticas?

Existem diversas técnicas de massoterapia. Entretanto, de forma geral todas possuem benefícios em comum. Como exemplo, podemos citar:

·         Redução de tensões musculares;

·         Aumento da sensação de bem-estar físico;

·         Melhor circulação sanguínea;

·         Maior qualidade do sono;

·         Prevenção de algumas doenças;

·         Alívio do estresse e ansiedade.

De modo geral, a massagem terapêutica traz diversos benefícios especialmente para alguns grupos:

Atletas

Os atletas são grandes adeptos da massagem terapêutica. Geralmente seu uso ocorre antes e depois de treinos, proporcionando a redução das tensões musculares.

Além disso, é predominante a prática da massagem associada à fisioterapia, com o objetivo de auxiliar na recuperação de lesões, torções ou desconfortos musculares. Dessa forma, a massoterapia é realizada em associação à medicina esportiva.

Pacientes oncológicos

Na atualidade já existem estudos que apontam a possibilidade da massagem terapêutica auxiliar na saúde mental, sobretudo de pessoas em situações complexas, como em tratamentos oncológicos. 

O procedimento pode ser feito inclusive em hospitais ou em domicílio, dependendo do quadro de cada paciente.

Assim, através do relaxamento, maior qualidade do sono e aumento da sensação de bem-estar físico e emocional, a massoterapia pode ser uma aliada aos tratamentos.

Idosos

Os idosos podem ser muito beneficiados pela massoterapia. Isso pois é comum que sofram de dores crônicas (lombar, enxaqueca, coluna, etc.) ou até mesmo possuam patologias como artrite, artrose ou outro tipo de reumatismo.

Além disso, muitos idosos também sofrem com problemas relacionados à saúde mental, como a depressão.

Assim, a massagem terapêutica pode contribuir com uma melhor circulação sanguínea, maior sensação de bem-estar e relaxamento, redução da tensão muscular e alívio da ansiedade

Tipos de massagens terapêuticas e para que servem

São muitos os tipos existentes de massagens com funcionalidades terapêuticas. Elas originam-se a partir de diferentes culturas e regiões. Consequentemente, variam também com relação às suas técnicas e objetivos.

Agora, vamos conhecer alguns tipos e sua aplicabilidade:

Shiatsu

Talvez esta seja a massagem mais conhecida de nossa lista. O Shiatsu é praticado por pessoas do mundo todo e auxilia, principalmente, no combate a tensões musculares. Além disso, também é benéfico para a circulação, postura e reequilíbrio do fluxo energético.

A técnica deve ser aplicada por profissionais capacitados(as) e consiste na combinação do uso dos polegares, da palma das mãos e do cotovelo, realizando pressão nas áreas com maior tensão. 

Também é comum o uso de óleos essenciais nas sessões, trazendo os benefícios da aromaterapia – uma prática integrativa bastante antiga.

Apesar de seus benefícios, o Shiatsu é contraindicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças degenerativas e também para portadores(as) de determinados tipos de câncer. Em caso de dúvidas, o ideal é sempre buscar especialistas.

Ayurvédica ou Ayurveda

Ayurvédica ou, também, Ayurveda é um tipo de massagem indiana, proveniente da medicina ancestral, existente há mais de 7 mil anos. 

Parte essencial da técnica consiste no uso de óleos vegetais medicamentosos, tendo como principal base o óleo de gergelim. Além disso, também são realizados alongamentos – com o objetivo de aliviar dores.




A realização da Ayurvédica contribui, ainda, com as trocas celulares, a fim de remover toxinas do corpo. Outros benefícios são a regulação da pressão arterial e melhoria na circulação linfática.

Como em qualquer procedimento, também há algumas contraindicações para a massagem Ayurvédica. Ela não é recomendada às gestantes, lactantes, pessoas soropositivas, pessoas com tumores malignos e em casos de inflamações ou infecções de pele.

Tailandesa

massagem tailandesa, ou thai, é bastante conhecida e peculiar. Isso pois não é realizada em uma maca, como tradicionalmente são feitos os procedimentos. Nesse caso, a massagem é realizada no chão, de forma que o(a) cliente é colocado em diversas posições de yoga durante a sessão.

Ao contrário do Shiatsu e da Ayurveda, nessa prática não são utilizados óleos. Mas é essencial o uso de roupas confortáveis, devido aos movimentos realizados.

Dessa forma, o foco está no alongamento e nas manobras corporais, objetivando maior flexibilidade e alívio de tensões musculares.

Entretanto, a maioria dos(as) profissionais afirma que se trata de uma massagem muito mais energética do que física. Assim, são realizados movimentos para a liberação de energia, proporcionando sensação de relaxamento imediato.

Considerando a grande carga de movimentos físicos, a massagem tailandesa não é recomendada a pessoas cardíacas sem liberação médica, ou em casos de osteoporose e infecções graves.

Pedras quentes

Esta é uma técnica bastante famosa e desejada. Muitas pessoas sonham em realizar, devido ao intenso relaxamento provocado pelo uso das pedras quentes, combinado com óleos essenciais.

Nesse procedimento, inicialmente é realizada uma massagem corporal com o uso de óleos e, em seguida, são utilizadas pedras de basalto quentes, espalhadas pelo corpo todo (inclusive cabeça e rosto).




Os benefícios são quase que totalmente voltados ao bem-estar, proporcionando alívio do estresse e tensões. Mas a massagem com pedras quentes também melhora a circulação sanguínea e a drenagem linfática.

A técnica é contraindicada para gestantes, portadores(as) de doença oncológica e em pessoas com doenças de pele, asma aguda ou ferimentos. 

 

 

QUESTÕES:

 

1- Qual o objetivo da massagem terapêutica?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a massagem terapêutica?

3- Quais são os tipos de massagem terapêutica?
4- Por que pessoas idosas podem se beneficiar com essa prática?

 

Essa atividade corresponde à semana de trabalho de 30/11/2020 a 04/12/2020

 

DATA DE ENTREGA 07/12/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://minutosaudavel.com.br/massagem-terapeutica/

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

GINÁSTICA HOLÍSTICA:

Você já ouviu falar sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que trabalha a educação postural e a consciência corporal, são aplicados exclusivamente pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis benefícios para a vida.

O que é ginástica holística?

A ginástica holística é um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar, prevenir e tratar diferentes patologias, além de melhorar a postura e o rendimento do corpo, a ginástica holística é aplicada no Brasil pelo Instituto Patrícia Lacombe.

No método, nenhum aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a qual são feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios que abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor.

Quais são os principais benefícios?

Na sequência, você confere quais são os 3 principais benefícios da ginástica holística elencados pelos profissionais do Instituto Patrícia Lacombe.

1. Alívio de dores no corpo
Os movimentos aplicados na ginástica holística fazem com que você entenda melhor o funcionamento do seu aparelho motor e da sua musculatura.

Assim, é possível reeducar o seu corpo para o alinhamento e execução de atividades cotidianas corretamente, o que impacta diretamente nas dores e inflamações.

O autoconhecimento proporcionado pela ginástica holística vai muito além do alívio de sintomas, pois age na causa do problema, fazendo com que os praticantes corrijam a origem da dor e a eliminar por completo.

 

2. Melhor consciência corporal
Definida como a capacidade de identificar o posicionamento do corpo, a consciência corporal possibilita que hábitos incorretos e sobrecargas desnecessárias da rotina deixem de ser praticados.

Por exemplo, ao aprender a dirigir, é preciso pensar qual será o passo a passo, quando é necessário acelerar, frear e mudar de marcha. Depois, tudo se torna automático.

Com o nosso corpo acontece a mesma coisa: no início, precisamos prestar atenção em como manter a coluna ereta, sentar-se de forma adequada e ficar com os pés alinhados. Mas, com o tempo, deixamos de prestar atenção nesses detalhes.

Ao praticar a ginástica holística, voltamos a perceber os movimentos e as posições de forma natural, o que permite que evitemos desvios prejudiciais à saúde.

3. Realinhamento da postura
O realinhamento da postura é um dos principais benefícios da ginástica holística. Isso acontece porque, na modalidade, os alunos desenvolvem a consciência corporal necessária para perceber sua própria estrutura física e como ela funciona.

Com essa noção, fica muito mais fácil corrigir o corpo e utilizá-lo da forma mais adequada para cada atividade, o que previne fadiga, lesões, desgaste e dor.

Além disso, o melhor alinhamento da postura também permite ter uma noite de sono tranquila e executar as atividades do dia a dia com maior eficiência, o que resulta em ganhos para a saúde mental.

Para quem a ginástica holística é indicada?

Por ser um método muito abrangente, qualquer pessoa pode praticar a ginástica holística e usufruir de seus benefícios, independentemente da sua idade, sexo ou problemas de saúde. Para começar, basta ter vontade de cuidar do próprio corpo e prezar pela saúde em primeiro lugar.

Agora que você já sabe que os principais benefícios da ginástica holística incluem a reeducação postural, maior consciência para executar atividades do cotidiano e alívio de dor, vai ficar difícil resistir, não é mesmo? Pois então, não hesite!

 

QUESTÕES:

 

1- O que é ginástica holística?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a ginástica holística?

3- Pra quem a ginástica holística é indicada?

 

Essa atividade corresponde à semana de trabalho de 23/11/2020 a 27/11/2020

 

DATA DE ENTREGA: 30/11/2020

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://blog.miotec.com.br/ginastica-holistica/

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=NLLUXL8GQRc

 

VÍDEO PARA FAZER EM CASA:
https://www.youtube.com/watch?v=DLwk96w1VfU

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

GINÁSTICA LABORAL

 

ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais (TRABAHO) e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

A ginástica laboral possui algumas classificações, podendo assim focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores. A partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhados especificamente cada um desses objetivos. As classificações da ginástica laboral podem ser feitas pelo horário de realização, como:

·         Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades.

·         Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.

·         Relaxamento: realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alivio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação.

As classificações da ginástica laboral também podem ser feitas através dos objetivos principais dos exercícios, como:

·         Ginástica corretiva/postural: relacionada ao equilíbrio entre as musculaturas agonista e antagonista, envolvendo alongamento e fortalecimento de musculaturas em pouco uso. Tem a duração média de dez minutos, podendo ser realizada todos os dias ou três vezes por semana.

·         Ginástica de compensação: objetiva a prevenção de adaptações e compensações posturais. São realizados exercícios simétricos e alongamentos por até dez minutos.

·         Ginástica terapêutica: objetiva o tratamento de distúrbios, patologias e alterações posturais, conforme as principais queixas. Necessita de um local apropriado e tem a duração média de trinta minutos.

·         Ginástica de manutenção/conservação: programa onde se busca manter os resultados decorrentes de um trabalho de condicionamento físico, após alcançar o equilíbrio muscular e as correções necessárias. Necessita de uma sala especial para o treinamento, utilizando o tempo de folga, com duração média entre quarenta e cinco e noventa minutos.

A prática da ginástica laboral envolve aspectos como a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus colaboradores, o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e oferecer um bom ambiente para trabalhar. A partir desses aspectos, a ginástica laboral acaba se encaixando no que tange à boa qualidade de vida e conservação da boa saúde, demonstrando essa preocupação com os colaboradores, fazendo com que o trabalho não seja uma atividade desgastante e que possa comprometer a funcionalidade do indivíduo.

Com a prática da ginástica laboral, aos poucos os empresários acabam concluindo que a preservação e manutenção da saúde acabam refletindo no rendimento de seus colaboradores, uma vez que os mesmos deixarão de faltar o trabalho por motivos de saúde, fazendo com que a produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido à permanência do colaborador em um ambiente de trabalho saudável. Aos poucos, as empresas acabaram mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de seus funcionários.

 

QUESTÕES:

 

1- O que é ginástica laboral?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a ginástica laboral?

3- Quais as classificações e objetivos da ginástica laboral?

 

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 a 13/11/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/educacao-fisica/ginastica-laboral/

Bibliografia:

 

Associação Brasileira de Ergonomia (2004). Definição internacional de ergonomia. Internet: http://www.abergo.org.br . Acesso em 03/2016.

CODO, W. (1998). Providências na organização do trabalho para a prevenção da LER. In W. Codo & M. C. C. G. Almeida (Org.). Lesões por Esforços Repetitivos: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção: uma abordagem multidisciplinar. Petrópolis: Vozes.

Ergofisio (2004). Ginástica laboral. Internet: http://www.ergofisio.com.br/ginasticalaboral.htm. Acesso em 02/2016.

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=0JROKYkR-Hc

 

VÍDEO PARA FAZER EM CASA:
https://www.youtube.com/watch?v=_ecxLXdJXX0

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

YOGA:

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. 

Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:

 

1. Diminui o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

 

2. Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. 

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 

 

3. Facilita o emagrecimento

Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.

Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.

 

4. Alivia dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.

Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo. 

 

5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

 

6. Melhora o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 

Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

 

Benefícios na saúde dos idosos

Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.

É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo

 

 

QUESTÕES:

 

1- O que é a yoga?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam o yoga?

3- Quais os benefícios que pessoas idosas podem ter com a prática de yoga?

 

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 a 06/11/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.tuasaude.com/beneficios-do-yoga/

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=V35Bcz0aZDE

 

VÍDEO PARA FAZER EM CASA:

https://www.youtube.com/watch?v=OuCvUDVoX3M

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELAXAMENTO:

 

O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível.

 

As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo.




Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente.




Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.

 

QUESTÕES:

1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento?
2- Qual o objetivo das ginásticas de conscientização corporal e relaxamento?

3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/relaxamento.htm

 

VÍDEOS PARA FAZER EM CASA:

https://www.youtube.com/watch?v=_ecxLXdJXX0


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

O SAMBA DE RODA:

O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.


O samba de roda teve início por volta de 1860 e é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil.




Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

 

Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

 

Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto.




Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.

 

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é SAMBA DE RODA?
2- Qual a origem do SAMBA DE RODA?
3- Por que o samba de roda é também conhecido como “Umbigada”?
4- Quais são os instrumentos musicais utilizados no samba de roda?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 A 23/10/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=476
https://www.infoescola.com/musica/samba-de-roda/



VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=ZTMHpQdDJ98

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

Olá alunos, estamos iniciando essa semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as atividades, façam semanalmente:

 

O SAMBA:

 

samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil.

Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.

Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

Origem do Samba

O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.

Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.



Batuque, J.M, Rugendas, retratando pessoas escravizadas cantando e dançando em roda

Após a abolição da escravidão, em 1888, e da instituição da República, em 1889, muitos negros se dirigiram à então capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho.

Porém, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé. Com o samba não foi diferente.

Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das "tias" ou "vovós", verdadeiras matriarcas afro-descendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca.

Da mesma forma, compositores de origem erudita como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, utilizam os ritmos africanos em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por isso, o chamavam de choro, valsa-choro e até mesmo tango. Outro que seguiria o mesmo caminho seria o compositor Heitor Villa-Lobos.

Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.

O samba foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha as marchinhas como trilha sonora.

O advento do rádio e o talento de intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram o samba cada vez mais popular em todo Brasil.

O poeta e compositor Vinícius de Moraes resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de "Samba da bênção" (com música de Baden Powell, 1967):

Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração

 

Origem da palavra samba

Há controvérsias sobre a origem da palavra "samba", mas provavelmente advém do termo africano "semba" que significa "umbigada".

Cumpre dizer que "umbigada" era uma dança executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga.

Samba no Brasil

O samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são:

·         Samba da Bahia

·         Samba Carioca (Rio de Janeiro)

·         Samba Paulista (São Paulo)

Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.

O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista.

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é o samba?
2- Qual a origem do samba?
3- Qual a origem da palavra samba?
4- Quais são os 3 tipos de samba mais conhecidos no Brasil?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 12/09/2020 A 16/09/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

https://www.todamateria.com.br/samba/

 

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=kWEhKsOgdEE

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10



ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

O TCHOUKBALL:

História do Tchoukball

A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo.
Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.

Quadra de Tchoukball

As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia.
Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus.
E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.

BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.

Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária.
Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio.
A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra.
A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.


Regras Básicas do Tchoukball

Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.
O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:
·         Ele errar o quadro no momento do arremesso;
·         Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
·         Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
·         Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
E é considerado falta nas seguintes situações:
·         Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
·         Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
·         Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
·         Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
·         Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
·         Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
·         Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
·         Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
·         Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Qual foi o objetivo do DR. Hermann Brandt em criar o Tchoukball?

2- Quando é considerada falta no jogo de tchoukball?
3- Como é composto o jogo e como é feita a distribuição dos jogadores em quadra?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 28/09/2020 A 02/10/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11
https://sportsregras.com/tchoukball-historia--regras/

 

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

O TCHOUKBALL:

História do Tchoukball

A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo.
Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.

Quadra de Tchoukball

As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia.
Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus.
E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.

BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.

Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária.
Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio.
A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra.
A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.


Regras Básicas do Tchoukball

Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.
O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:
·         Ele errar o quadro no momento do arremesso;
·         Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
·         Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
·         Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
E é considerado falta nas seguintes situações:
·         Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
·         Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
·         Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
·         Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
·         Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
·         Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
·         Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
·         Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
·         Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:
2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?
3- Como é a dinâmica de uma partida de tchoukball?
4- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY




ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

PARKOUR:
Parkour é um tipo de atividade física inspirada no “método natural de educação física”, idealizado por Georges Hébert. Ele idealizou um percurso para treinamento militar, chamado de parcours militaire, muito utilizado pelo exército francês. Daí surge o nome, Parkour tem origem em parcour, percurso em francês.
Baseado nesse estilo de treinamento, David Belle estruturou uma série de movimentos físicos com a proposta de utilizar os elementos dos meios rurais e urbanos, como obstáculos a serem ultrapassados. O modo de lidar com esses obstáculos, passando de um ponto a outro, deve sempre ser o mais eficiente possível.

O praticante do Parkour é chamado de traceur (algo como traçador – de rota – em português), e as praticantes, de traceuses (feminino de traceur). Seu objetivo é tentar encontrar um meio de fazer os caminhos que as pessoas normalmente fariam andando, de maneiras diferentes. Para isso ele observa o caminho a ser percorrido e traça uma trajetória que seja simples, rápida e eficaz. A simplicidade não ocorre quando há a pretensão de incluir movimentos acrobáticos, mas a sua prática utilizando o meio como obstáculo resulta muitas vezes em uma estética particular associada a um prazer pessoal.
O Parkour recebe muitas críticas por ser tido como um esporte de alto risco, mas é preciso grifar que os praticantes experientes nunca se machucam, pois calculam todos os riscos antes de realizarem suas manobras. Mas alguns riscos sempre existem e são minimizados quando o praticante tem consciência de sua limitação física. Um traceur que tem ótima condição física, musculatura bem definida e um grau de flexibilidade bom, resiste melhor aos impactos com o solo, o que reduz os riscos de lesões. Além disso, a boa condição física também facilita o processo de aquisição de movimentos específicos, o que aumenta a autoconfiança nos iniciantes da prática.
Existem técnicas específicas que marcam o Parkour como esporte: saltos, rolamentos, aterrissagens e equilíbrio. Segue uma lista com os principais movimentos:

1) Saltos:
- Salto do gato: Quando o objetivo é pendurar e se fixar em algum lugar;
- Drop, Kitty: Quando, após um salto, o traceur deixa seu corpo cair levemente em direção a um lugar mais baixo;
- Salto com distância: Salto com a intenção de locomover o corpo de um local a outro, atravessando uma fenda. É geralmente seguido de um rolamento no solo;
- Salto de precisão: Salto que requer muito equilíbrio, pois ocorre quando o praticante passa de um local em que está imóvel a outro, para também permanecer estático. Geralmente são feitos de locais pequenos para locais pequenos, por isso o nome “precisão”;
- Passagem de obstáculo reversa: Salto em que as duas mãos são utilizadas como apoio no solo, enquanto o corpo faz uma volta de 360 graus.
2) Desmonte: Quando o praticante se solta do seu local para outro;
3) Aterrissagem: Queda branda com o intuito de minimizar lesões;
4) Equilíbrios:
- Simples: Manter o corpo sobre locais de pequeno apoio;
- Equilíbrio do Gato: Manter o corpo sobre local de pequeno apoio em quatro apoios, ou seja, imitando um gato;
5) Passagem por baixo da barra: Quando o praticante faz a passagem por baixo de locais baixos;
6) Passagem de Muros: Impulsão com os pés na parede, para se agarrar no topo e, depois, fazer o movimento de subida;
7) Subida: subir em algum local, sem o auxílio das pernas, apenas a partir das forças dos braços.

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é o PARKOUR?
2- Qual é o objetivo dessa prática?
3- Quais são os principais movimentos do PARKOUR?
                                
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.


VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

SKATE:
O skate é um esporte realizado em uma prancha, chamada shape, com quatro rodas pequenas e dois eixos chamados de “trucks”. As manobras executadas com baixo e alto grau de dificuldade consistem em deslizar sobre o solo e obstáculos.
Devido seu aspecto criativo, o skate é considerado um esporte radical, sendo um dos mais conhecidos atualmente. Tem crescido nos últimos anos e atraído um grande número de patrocinadores. Os campeonatos são cada vez mais disputados.

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia faziam das pranchas um divertimento também nas ruas, em época de marés baixas e seca na região.


Os primeiros campeonatos de skate surgiram 1965, porém foi mais reconhecido uma década depois.

Um dos acontecimentos que revolucionaram o esporte foi o invento das rodinhas de uretano, pelo norte-americano Frank Naswortly, em 1973. Outro acontecimento marcante para o Skate foi o invento do Ollie-Air, em 1979, manobra que possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas.

Rodney Mullen foi um dos revolucionários do esporte, desenvolvendo várias manobras como flip, heelflip, hardflip, kickflip.

O skate é formado por seis partes: tábua ou shape ou deck; trucks ou eixos; rodas; rolamentos; parafusos; lixa ou griptape.

A primeira pista de skate da América Latina foi construída na cidade de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro.

O esporte se consolidou nos anos 90, ano em que surgiu também o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk.

No Brasil, os maiores ídolos do esporte são os campeões mundiais Bob Burnquist e Sandro Dias.

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é o skate?
2- Quem foi Rodney Mullen?
3- Como o skate é formado?
4- Cite pelo menos 4 manobras realizadas com o skate:
5- Quem é considerado o maior skatista de todos os tempos?
                                
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.


VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

HANDEBOL:
Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.


Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.
A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.
Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.
Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.
QUESTÕES:

1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol:
2- Quando os jogos de handebol começaram a ser praticados?
3- Quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?
                                
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/handebol/

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

VIVER COM DISPOSIÇÃO!!!

Você já se perguntou como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico?

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um local para outro.

Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico.


Podemos considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as doenças crônicas metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e, entre seus benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e aumento do HDL.

Não existe uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim uma recomendação mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação causa-efeito sugere que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais atividade, até certo ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o indivíduo, acredita-se que mais saudável ele seja. No entanto, as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que, para um adulto de 18 a 65 anos de idade manter-se saudável, é necessário realizar, no mínimo, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana de atividade aeróbica de intensidade moderada.

Um fato interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira fracionada durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo, quando totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única sessão de 30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá ser feita em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por exemplo. Deve ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma atividade que melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem deseja melhorar sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e prevenir o ganho de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESÕES ABAIXO:

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE DIFERENCIAR ATIVIDADE FÍSICA DE EXERCÍCIO FÍSICO RESPONDA A QUESTÃO ABAIXO:

1- Coloque entre os parênteses AF para atividade física e EF para exercício físico:

(     ) Andar de bicicleta
(     ) Treinar musculação 3 vezes na semana
(     ) Fazer caminhada no parque
(     ) Jogar futebol com os amigos
(     ) Fazer faxina em casa
(     ) Fazer alongamentos 4 vezes na semana
(     ) Treinar futebol em uma escolinha 3 vezes na semana
                                
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 A 21/08/2020.


VIDEO PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS:

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

VIVER COM DISPOSIÇÃO!!!

Você já se perguntou como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico?

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um local para outro.

Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico.


Podemos considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as doenças crônicas metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e, entre seus benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e aumento do HDL.

Não existe uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim uma recomendação mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação causa-efeito sugere que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais atividade, até certo ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o indivíduo, acredita-se que mais saudável ele seja. No entanto, as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que, para um adulto de 18 a 65 anos de idade manter-se saudável, é necessário realizar, no mínimo, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana de atividade aeróbica de intensidade moderada.

Um fato interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira fracionada durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo, quando totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única sessão de 30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá ser feita em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por exemplo. Deve ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma atividade que melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem deseja melhorar sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e prevenir o ganho de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESÕES ABAIXO:

1- Qual o conceito de atividade física? Cite pelo menos 3 exemplos
2- Qual o conceito de exercício físico? Cite pelo menos 3 exemplos
3- Qual a recomendação do Colégio americano de medicina do esporte (ACSM) para a prática de exercícios físicos diários? Você segue essa recomendação? Justifique:
                                
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 10/08/2020 A 14/08/2020.


VIDEO PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS:


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.

Capacidades Físicas:
As capacidades físicas coordenativas são as capacidades determinadas principalmente pelos processos nervosos de orientação, regulação e controle dos movimentos, isto é, são determinadas pelas componentes onde predominam os processos de condução do sistema nervoso central. Estas capacidades possuem uma grande importância, uma vez que constituem a base para a aprendizagem, à execução e domínio dos gestos técnicos, pois são elas que permitem organizar e regular o movimento.
São as capacidades motoras que permitem que o atleta domine as suas ações motoras de forma segura e econômica, não só em situações previsíveis como em situações imprevisíveis e permitem, também, identificar a posição do próprio corpo ou parte dele em relação ao espaço.



O que é a coordenação motora?
Segundo Kiphard (1976), “a coordenação do movimento, de acordo com a idade, é a interação harmoniosa e, na medida do possível, económica, dos músculos, nervos e órgãos dos sentidos, com o fim de produzir ações cinéticas precisas e equilibradas e reações rápidas e adaptadas à situação”. A coordenação motora permite, então, obter uma ação ótima dos diversos grupos musculares na sequência de movimentos com um máximo de eficiência e economia.

1-Capacidade de equilíbrio:
 O equilíbrio é a capacidade de manter uma posição, mesmo que as condições sejam desfavoráveis, ou de recuperá-la rapidamente após amplos movimentos e solicitações. Isto é, o equilíbrio é conseguido através de uma combinação de ações musculares, combinação essa que permite assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. De uma forma mais simples, trata-se da capacidade de manter ou recuperar a estabilidade: manter se se trata de movimentos estáticos ou movimentos lentos; recuperar se se trata da realização de movimentos rápidos ou saltos.

2-Capacidade de coordenação motora:
 A capacidade de coordenação motora é a capacidade de garantir uma boa combinação de movimentos, de modo a que estes se desenvolvam ao mesmo tempo ou em sucessão. Esta permite fazer a ligação de habilidades motoras como corrida e salto, impulso e lançamento e de movimentos de membros superiores e inferiores, como na natação, nos saltos, etc. Possibilita também que os movimentos sejam sincronizados e ajustados entre eles, fazendo com que, deste modo, as suas ligações sejam realizadas maneira mais fluente.

3-Capacidade de reação motora:

 A capacidade de reação motora é a capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos. Na reação motora, podem ser distinguidas a reação simples, a reação complexa e a reação de escolha. Esta capacidade coordenativa tem grande importância nos desportos onde o tempo entre o estímulo e a resposta motora deve ser o menor possível, como, por exemplo, numa corrida no momento do tiro de partida. A reação motora complexa refere-se à situação exigida em toda sua complexidade. Além de uma reação rápida é ainda necessária uma resposta relativamente exata. A reação rápida está associada a uma escolha apropriada entre várias possibilidades alternativas.

4-Capacidade de agilidade
Agilidade é capacidade da troca de direção e sentido do movimento em alta velocidade. Ou seja, o indivíduo troca de direção e sentido do movimento dentro do eixo rotatório na maior velocidade possível. Entretanto, para que o indivíduo tenha uma boa agilidade além de uma boa dose de potência muscular é necessário que se tenha uma boa amplitude de movimento. Caso o indivíduo não tenha uma boa amplitude de movimento terá dificuldade de realizar a troca de direção e sentido de forma coordenada, em virtude de um possível encurtamento muscular (menor elasticidade muscular) ou por falta de mobilidade articular, que estão influenciando essa baixa amplitude de movimento. Então para ter uma ótima agilidade é necessário ter além de potência muscular algum grau de flexibilidade.

QUESTÕES:

1- O que é coordenação motora?
2- Qual a importância de se desenvolver as capacidades físicas coordenativas?
3- Qual a importância de um bom equilíbrio para o jogador?
4- Por que a capacidade coordenativa de reação motora tem grande importância nos esportes?
5- Para que o indivíduo tenha uma boa agilidade o que mais lhe é necessário?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 a 07/08/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via CLASROOM.

2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp 014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua dúvida.

3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.

Att

Everton Junior da Silva
Educação Física


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Realizar atividades físicas, especialmente os exercícios incorporados na ginástica de condicionamento físico, é de extrema importância para um organismo saudável e maior qualidade de vida.
A palavra “condicionamento” – pode se referir a vários tipos diferentes de exercício. O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico.
Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com frequência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus ​​muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte.


Princípios básicos da ginástica de condicionamento físico

Praticamente todos os exercícios que você faz em casa, na escola ou na academia são uma forma de condicionamento físico, mas você deve projetar exercícios equilibrados para tirar o máximo proveito de sua rotina. Para isso é importante entender os princípios por trás de cada tipo de atividade.

Condicionamento Aeróbico.
Quando você sai para um mergulho matinal, para correr ou fazer sua rotina de 30 minutos no elíptico, você está colocando seu corpo através de condicionamento físico aeróbico.
O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.

Condicionamento anaeróbico.

exercício anaeróbico, que às vezes é chamado de condicionamento físico metabólico, envolve exercícios curtos e intensos que usam músculos de contração rápida. A ginástica de condicionamento físico metabólico abrange exercícios como burpees, pular corda, e movimentos de agachamento.
De acordo com algumas pesquisas, quatro minutos de treinamento intervalado equivalem a trinta minutos na esteira, quando se compara a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular, e ainda tem o benefício adicional de aumentar a resistência muscular.

Construindo Músculo e Força

Além do condicionamento aeróbico e metabólico, você também pode condicionar a força dos seus músculos fazendo exercícios de resistência com pesos ou apenas como o peso corporal.
Levantar pesos ou realizar flexões e outros exercícios do tipo, resulta em certo trauma aos músculos, o que faz com que eles se reconstruam mais fortes do que antes.
O treinamento de força é uma forma de condicionamento físico anaeróbico, mas os exercícios típicos de força não envolvem intervalos rápidos e intensos como os realizados no treinamento metabólico.

Condicionamento Cardiorrespiratório

Quando você se exercita regularmente, a necessidade de energia em seu corpo aumenta. Para que o corpo consiga produzir energia suficiente, o oxigênio precisa estar disponível em sua corrente sanguínea em abundância.
Para transportar esse oxigênio, o coração bate mais rápido e como acontece com qualquer músculo, quanto mais o coração funciona, mais forte ele se torna, fazendo com que o bombeamento do sangue seja processo mais fácil e demande menos esforço do organismo.
Exercícios de condicionamento também ajudam a fortalecer seus pulmões. Para suprir a corrente sanguínea com o oxigênio necessário para gerar energia, os pulmões devem inalar e exalar oxigênio suficiente para sustentá-lo durante o exercício.
Isso aumenta sua frequência respiratória e ajuda a aumentar a quantidade de tempo que você consegue se exercitar sem perder o fôlego.
Não importa em que tipo de exercício você está pensando, sempre avalie suas metas pessoais de condicionamento físico, seu nível de condicionamento atual e quaisquer limitações ou lesões físicas que possam prejudicá-lo durante essas rotinas.
Uma abordagem para o treinamento é variar o tipo de condicionamento que você faz no dia a dia, alternando entre 
exercícios aeróbicos e anaeróbicos para completar sua rotina e obter o melhor dos dois mundos.
A ginástica de condicionamento físico deve sempre ser realizada com o auxílio de profissional capacitado e preparado.

Questões:

1- Quais são os tipos de condicionamento físico citados no texto?
2- Qual a importância de praticar ginásticas de condicionamento físico?
3- Quais benefícios podemos ter ao aumentar nosso condicionamento AERÓBICO?
4- Quais benefícios podemos ter ao aumentar nosso condicionamento ANAERÓBICO?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 20/07/2020 a 24/07/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA
20/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES
Atividade:

Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1-    O que são ginásticas de condicionamento físico?
2-    Cite ao menos 2 ginásticas de condicionamento físico:

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 13/07/2020 a 17/07/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

13/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES

Atividade:

Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1-    Escreva em 10 linhas um pouco da história do Ballet?
2-    Quais são os tipos existentes de Ballet?


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 06/07/2020 a 10/07/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES

Atividade:

Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1-    Quando e onde surgiu o Street Dance?
2-    Como é dançado o estilo Freestyle?


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 29/06/2020 a 03/07/2020
PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020 Via Whatsapp 014997007715


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES

Atividade:

Copiar e responder no caderno de educação física a seguinte questão:

1-    Quais são os 4 elementos do Hip-Hop? Explique cada um deles:
2-    Explique a modalidade Freestyle:
3-    Explque a modalidade Breaking:
4-    Qual esporte radical está extremamente ligado ao hip-hop?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 22/06/2020 a 26/06/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES

Atividade:

Copiar e responder no caderno de educação física a seguinte questão:

1- Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico do Hip-Hop:

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 15/06/2020 a 19/06/2020



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES

Atividade:
Os alunos deverão responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- O que são jogos eletrônicos?
2- Com que frequência você faz uso de jogos eletrônicos?
3- Qual seu jogo eletrônico favorito?
4- Nessa quarentena você tem destinado mais tempo para realizar atividades físicas ou virtuais?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/06 A 12/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

Atividade:TERMINAR AS ATIVIDADES PENDENTES E ENVIAR

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/05 A 29/05
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES

Atividade:

Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1- O que é um esporte de invasão?
2- Qual o objetivo de um esporte de invasão?
3- Cite todos os esportes de invasão que você conhece:

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 18/05/2020 a 22/05/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar em FOLHA SEPARADA uma pesquisa e fazer um resumo de 15 linhas sobre o histórico do esporte FUTSAL, suas regras, posições dos jogadores, tempo de jogo e objetivo do jogo.

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar em FOLHA SEPARADA uma pesquisa e fazer um resumo de 20 linhas sobre o histórico do esporte HANDEBOL, suas regras, posições dos jogadores, tempo de jogo e objetivo do jogo.

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 04/05/2020 a 08/05/2020


ENVIAR PARA O E-MAIL: 
evertonjunior@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Atividade: Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o conceito das seguintes capacidades físicas: FORÇA, VELOCIDADE, RESISTÊNCIA. Em seguida irão copiar os conceitos em uma folha separada contendo: nome, número, série e responderem as seguintes questões:

1- Cite ao menos duas atividades realizadas na quadra que utilizamos a capacidade física força:
2 Cite ao menos uma atividade realizada na quadra que utilizamos a capacidade física velocidade:
3- Cite ao menos uma atividade realizada na quadra que utilizamos a capacidade física resistência:

 Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/04/2020 a 01/05/2020


1- Tema: Danças Urbanas: O Freestyle no Hip-Hop
(Pesquisar sobre a história do hip-hop e do street dance, principais passos, escrever uma musica que gosta desse estilo musical).

2-
Tema: Ginástica de Condicionamento Físico
(Pesquisar sobre as capacidades físicas: Agilidade, Velocidade, Flexibilidade, Resistência e Força)

3-
Tema: Esportes Técnico-Combinatórios
(Pesquisar sobre a história da Ginástica Artística, principais movimentos e atletas brasileiros atuais da modalidade)



OS TRABALHOS FORAM RETIRADOS DO LIVRO PRÁTICAS CORPORAIS EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUINDO O NOVO CURRICULO PAULISTA E CONTEMPLANDO AS HABILIDADES DESEJADAS PARA CADA ANO/SÉRIE.
OS TRABALHOS DEVEM CONTER CAPA COM NOME DA ESCOLA, NOME DO ALUNO, NUMERO E SÉRIE, PODENDO A MESMA SER IMPRESSA.
O CONTEÚDO DO TRABALHO DEVERÁ SER MANUSCRITO E INDIVIDUAL.


2 comentários:

  1. Gostaria de saber como faço pra mandar as respostas?

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  2. oi como eu posso falar no ruo do whatsapp se eu nao tenho o numero de ne uma de profesor

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