terça-feira, 15 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividades de reforço e recuperação

(estas atividades se destinam aos alunos que não entregaram nenhuma atividade nos bimestres)

Disciplina: Matemática

Prefº. Benício

6 º ano A e B

As atividades deverão ser respondidas no próprio caderno (APRENDER SEMPRE vol. 4) ou em uma folha e encaminhadas por fotos no E-mail do professor (beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br) ou pelo WhatsApp, até 27/10/2020.

Ao encaminhar as atividades favor colocar:

- Nome completo e série.

Atividades:

    No vídeo da semana de 19 a 23/10/20 foi explicado parcialmente o SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Habilidade: (EF06MA02)

    Na pagina 11 do caderno do aluno (Aprender sempre) atividade 1, responda as questões a,b e c, conforme mostrado a seguir:

 





 ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 07/12/2020 a 14/12/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail.

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES

 

- Avaliação Diagnostica de Retorno (RETIRAR NA ESCOLA)

- Entregar atividades em atraso

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 

ATIVIDADES

SEQUENCIA DE ATIVIDADES 3

UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA

 

APRENDER SEMPRE: PÁGINA 86 E 87

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/BmfzqNhBd3o


ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até 27/11/2020

 

ATIVIDADES

 

SEQUENCIA DE ATIVIDADES 3

UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO

 

APRENDER SEMPRE: PÁGINA 83

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/ua0894313aw

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

13/11/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail.

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 – APRENDER SEMPRE

 

  SEQUENCIA DE ATIVADADES 2 – AULA 8

 

PÁGINA 57, 58 E 59.

 

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO:

https://youtu.be/zDhTh8wdaEM

 

 

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOL .3 E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSOS NA ESCOLA OU ACESSA-LA (AAP) PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.

ASSISTIR AS AULAS DO CMSP

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 06/11/2020

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 – APRENDER SEMPRE

 

PÁGINA 42 - AULA 2

 

ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 3

ATIVIDADE 4

ATIVIDADE 5

 

 

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO:

https://youtu.be/bGvU4CKKwA8

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO:

 

https://youtu.be/4pbeV0twdYk

 

 

 

 

ATIVIDADES DO PROVÃO DE REFORÇO:

 

1-Mário preencheu 3/4 de uma jarra de 500 mL com refresco. Na hora de servir a bebida, ele distribuiu o líquido igualmente em 5 copos de 50 mL, ocupando 2/4 da capacidade de cada um. Com base nestes dados responda: que fração de líquido restou na jarra?

 

a) 1/4

 

b) 1/3

 

c) 1/5

 

d) ½

 

 

 

2- Em uma disputa entre carros de corrida um competidor estava a 2/7 de terminar a prova quando sofreu um acidente e precisou abandoná-la. Sabendo que a competição foi realizada com 56 voltas no autódromo, em que volta o competidor foi retirado da pista?

 

a) 16ª volta

b) 40ª volta

c) 32ª volta

d) 50ª volta

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 30/10/2020

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/09 ATÉ 23/10

 

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO- 

 

 

Aprender sempre

 

página 10.

 

 

 

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/j8IdViphjh8

 

 

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DELIBERAÇÃO CEE 155/17

 

   TÍTULO III DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

 

Art. 16 - As propostas pedagógicas das escolas devem indicar com clareza as aprendizagens que devem ser asseguradas aos alunos nos níveis fundamental e médio da Educação Básica, nas diferentes áreas e componentes curriculares.

Parágrafo único –

A avaliação do rendimento escolar terá como referência básica o conjunto dessas aprendizagens.

 Art. 17 - A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionara da ação pedagógica e deve:

 I - Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a:

 a) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino;

b) subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos, criar condições de intervir de modo imediato e a mais longo prazo para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente;

II - Utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando;

III - fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de provas finais, quando essas ocorrerem, tal como determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da Lei nº 9.394/96.

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO

 

- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

 - Planta baixa – área e perímetro

 - PÁGINA 75 

- PÁGINA 76 

- PÁGINA 77

 

- LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES: 

https://youtu.be/tzFMeA25HsU 

-

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO- 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

 

Polígonos, suas características e Poliedros.

 

 

PÁGINA 71

PÁGINA 72

PÁGINA 73

PÁGINA 74

 

LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/HcyfV1JsvLA

https://youtu.be/KQjWzbeNDqA

 

 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO- 

 

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/3AeNCp8jUDo

 

 

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E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO- 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
 
ATIVIDADE 1- PAGINA 68

DIFERENTES PERSPECTIVAS

1.1-
1.2-
1.3-
1.4-
1.5-

ATIVIDADE 2- PÁGINA 70

ÂNGULO DE VISÃO

2.1-
2.2-
2.3- ITENS a) e b)



LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA:


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PRAZO DE ENTREGA

18/09/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou
e-mail:  beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO- 


ATIVIDADE 2 (página 65)
Atividades   2.1
                    2.2
                    2.3
                    2.4


ATIVIDADE 3 (página 66)
Atividades   3.1 itens A), B) e C)
                    3.2
ATIVIDADE 4 (página 68)


LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES ACIMA:

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSOS NA ESCOLA OU ACESSA-LA (AAP) PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.
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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: levar o aluno a se apropriar dos conhecimentos
matemáticos em relações as frações.

OBJETIVO DA AULA: utilizar a representação fracionária para resolver problemas.
COMO SERÁ REALIZADA: através de vídeos explicativos.
Semana de 31/08/2020 a 04/09/2020 - 3° bimestre

CADERNO DO ALUNO 3ª EDIÇÃO- 

SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM 2-  PÁGINA 63

ATIVIDADE 1
Atividades   1.1
                    1.2
                    1.3

SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM 3- PAGINA 64
LINK EXPLICATIVO : https://youtu.be/av3pElYt1-c
ATIVIDADE 1
Atividades   1.1
                    1.2
                    1.3
                    1.4
                    1.5

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO IMPRESSO NA ESCOLA, A PARTIR DE 01/09 ATE 04/09/2020 DAS 10 ÁS 16 HORAS.
RETIRAR A AAP IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO
LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.


E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08



Como resolver:
A)    dívida 30 por 5 e multiplique por 2.
B)    30 – 12 =__ .
(como resolver em forma de fração).
5/5 – 2/5 = __.
C)    Aquele que obteve mais votos = __.
D)     
As atividades propostas terá a devolutiva do professor, indicando o algoritmo necessário para correções dos exercícios.
Notas de 5 à 10 de acordo com o número de atividades entregues.
AAP: 27 EDIÇÃO- 2° BIMESTRE
A avaliação valerá 10 pontos se às 16 questões estiverem corretas.
Para cada questão certa, atribuição de 0,625 (seiscentos e vinte e cinco milésimos).


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
e-mail ou Classrom.
As atividades propostas terá a devolutiva do professor, indicando o algoritmo necessário para correções dos exercícios.
Notas de 5 à 10 de acordo com o número de atividades entregues.
AAP: 27 EDIÇÃO- 2° BIMESTRE
A avaliação valerá 10 pontos se às 16 questões estiverem corretas.
Para cada questão certa, atribuição de 0,625 (seiscentos e vinte e cinco milésimos).


Como resolver:
 Verifique em quantas partes foi dividida cada figura. Depois observe as partes coloridas. Elas Significam quanto do inteiro você pegou. Na sequência abaixo em cada item foi feito a parte roxa como  exemplo. Faça você as partes rosa e amarela:
a)    Roxo: 4 / 10 ; Rosa: __/ 10 e Amarela: __/ 10
b)    Roxo: 5 / 14 ; Rosa: __/14 e Amarela __/10
c)    Roxo: 2 / 12 ; Rosa: __/ 12 e Amarela __/12


·         Como resolver:
A)    Verifique quantos quadradinhos existem no total entre parte cinza clara, parte cinza escura e parte branca. A parte cinza clara retrata quanto do piso foi colocado no primeiro dia, conte os quadradinhos da parte cinza clara e coloque sobre o total, isto é 48/128. A parte cinza escura representa quanto do piso foi colocado no segundo dia, conte os quadradinhos da parte cinza escura e coloque sobre o total. A parte branca é quanto falta para terminar. Conte os quadradinhos brancos e coloque sobre o total.
B)    Área de piso colocada: multiplique a base (8) pela altura (13).
Entãoà 8 x __ = __.
Área que falta colocar: multiplique a base (8) pela altura (3).
Entãoà __ x 3 = __.





 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Prova AAP: Avaliação de Aprendizagem em Processo - 2º bimestre.
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, classroom ou e-mail.


2ª ATIVIDADE Responder a AAP do 2° bimestre de matemática e enviar a página do gabarito através do WHATSAPP ou CLASSROOM até 10/08/2020.
Observação: Colocar nome completo, série e data.
Os alunos devem retirar a avalição AAP na escola no período de 03/08/2020 a 07/08/2020 das 10:00h às 16:00h.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Observação
1-    Refazer, reavaliar as atividades onde em que há dúvidas .
2-    Atualizar as atividades até quarta-feira, para fechamento das notas do 2° bimestre

 Prazo de entrega – 29/07
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
                              


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

Caderno do Aluno, Vol. 2, pagina 67

ATIVIDADE 1- LOCALIZAÇÂO NO PLANO

Nesta atividade há no box uma definição do que é Plano Cartesiano. Complementando a definição de uma maneira mais simples, chamaremos a reta horizontal de eixo x e, a reta vertical de eixo y. Os pares ordenados serão representados pelos valores de x primeiramente e depois pelos valores de y, entre parênteses.

Atividade 1.1. Veja a foto com os exemplos A e  B  e de as coordenadas de C e D


Pagina 68 CA

Atividade 1.2. Nesta atividade deixei a localização do Carlos e do Alberto indicadas como exemplo. Veja foto.
Encontre a localização do Bruno e do Davi.



Páginas 68 e 69 CA

ATIVIDADE 2 – POLIGONOS NO PLANO CARTESIANO

2.1. Com as coordenadas A ( 1,1 ); B ( 1,5 ); C ( 5,5 ) e D ( 5,1 ), desenhei o local da casa como exemplo, veja foto. Desenhe os locais do pomar e do galinheiro, lembrando que os pontos encontrados também são chamados de vértices como vimos anteriormente em ângulos.
2.2. Nesta atividade deixei as coordenadas do trapézio indicadas como exemplo. Veja foto.
Indique os outros vértices e nomeie os polígonos.



Página 70 CA
2.3.  Identifique as coordenadas dos vértices e de o nome dos polígonos.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA

18/07/2020

Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

PRAZO DE ENTREGA
11/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma,          e-mail ou Classrom.

ATIVIDADES
Oláanos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ângulos e triângulos.
 Antes das atividades preste atenção nas dicas que seguem.

Sobre ângulos:

Dica 1 – Ângulo reto é um ângulo de 90º
Dica 2 – Âcutângulo ou agudo é um ângulo menor do que 90º
Dica 3 – Obtusângulo ou obtuso é um ângulo maior do que 90º

Sobre triângulos

Dica 1 – Triângulo equilátero tem três (3) lados iguais
Dica 2 – Triângulo isósceles tem dois (2) lados iguais e um (1) diferente
Dica 3 – Triângulo escaleno tem os três (3) lados diferentes

Vamos as atividades do Caderno do Aluno, lembrando que estas atividades você pode acompanhar no Youtube  CMSP


Pagina 70
Situação de aprendizagem 5
ATIVIDADE 1- EXPLORANDO TRIANGULOS

-- No quadro, use as dicas e descreva as características de cada triangulo quanto aos lados

Pagina 71

-- No quadro, use as dicas e descreva as características quanto aos ângulos

Pagina 71
ATIVIDADE 2- OS TRIANGULOS E A ARTE

 --Observe as figuras geométricas e suas cores e organize os quadros   a e b da página 72

Pagina 72
ATIVIDADE 3 - OS TRIANGULOS NAS CONSTRUÇÕES

3.1- O primeiro é exemplo, depois, você classifica os outros
.
AED: triângulo isósceles (dois lados iguais, 1 diferente) e obtusângulo
( ângulo  E  maior do que 90º  )

ECD:

ADC:

DFB

FCD

BDC:

ACB:

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


ATIVIDADES

O QUE É ANGULO

     Os ângulos estão sempre presentes em nossas vidas.
      No passado para os povos que usavam um sistema de númeração de base 60, era muito natural dividir o círculo em 360 partes iguais, o grau, e este em 60 partes iguais, o minuto.
Assim, o grau é uma invenção dos babilônios que deixaram essa contribuição que utilizamos até hoje.
Para desenhar círculos, usamos um instrumento chamado compasso e para medir o grau de um ângulo cujo símbolo é ( º ), usamos o transferidor. Você recebeu estas ferramentas no seu kit.

Ângulo é o nome que se dá a abertura formada por duas semi-retas que são os lados do ângulo e o ponto de onde elas partem é a vértice do ângulo.













Veja as figuras da página 65, situação de aprendizagem 3.

Atividade 1- Ângulos no cotidiano, a figura 2 é um relógio que foi dividido em 12 partes de 30º entre um número e outro. Então, os 2 ponteiros ao marcar 3 horas fazem um ângulo de 90º pois 3 x 30º = 90º.
Baseado nisso indique os ângulos formado pelos relógios 1, 2, 3 e 4 na atividade 2.3.

Atividade 2- Quanto mede o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio quando marcam:
a) 15 horas
b) 13 horas
c) 16 horas
d) 18 horas
                     
PRAZO DE ENTREGA
03/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06


ATIVIDADES
Atividades: Caderno do aluno, situação de aprendizagem 2, página 64.
Atividade 1.3
Atividade 1.5 item a
Atividade 1.4 itens a, b e c


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06



ATIVIDADE

Caderno do aluno
Situação de aprendizagem 1

Atividade 2- Os desafios das frações.
Responder às questões da página 61- atividade 2.1- A e B
Responder às questões da página 62- atividade 2.2- Primeira e segunda.

Atividade 3- Frações equivalentes.
Responder às questões da página 62- atividade 3.1- A e B.

Situação de aprendizagem 2

Atividade 1- Números racionais: as diferentes representações.
Responder às questões da página 62- atividade 1.1- A, B e C.
Responder às questões dapágina 63- atividade 1.2- A e B.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES

               1.     Sondagem: antes de propormos problemas vamos testar seus conhecimentos sobre arredondamento.

Arredondar o número 234.142.

a)    Para a unidade de milhar mais próxima.
b)    Para a dezena de milhar mais próxima.
c)     Para a centena de milhar mais próxima.


             2- Faça o mesmo com o número 1.387.548.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

1-    (AAP-2012). Paulo, Alex e João trabalham numa fazenda no interior de São Paulo. Os três juntos retiram, por dia, 670 L de leite. Ontem, Paulo retirou 125 L e Alex, 250 L. Assim, João retirou:

a)    1045 L de leite
b)    305 L de leite
c)     295 L de leite
d)    215 L de leite

2-    (AAP-2012). Rafael dividiu uma pizza em 8 pedaços e comeu 3. Assinale a alternativa que representa a fração dos pedaços de pizza que Rafael comeu:

a)    5/3
b)    8/3
c)     3/5
d)    3/8



3-    (AAP-2012). De um bolo de chocolate cortado em pedaços iguais, Paulo comeu 1/3, Juca comeu 3/9, Zeca come 3/15 e Beto comeu 2/15. Quais foram os dois meninos que comeram a mesma quantidade de bolos?








ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05
ATIVIDADES


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Potenciação
É uma multiplicação de fatores iguais 2x2x2 = 8.
Observe que os números que se repetem são os fatores no caso é 2. O número 8 é o resultado.
Podemos reescrever a situação 2x2x2 = 8 em forma de potência, assim: 23 = 8, onde 2 é a base (número que vai ser repetido), 3 é o expoente (quantas vezes o 2 vai ser repetido) e o resultado 8 é a potência. À operação toda damos o nome de potenciação (23 = 8).




    1.     Qual a potenciação de 3x3x3x3x3 =       =      .


     2.     Calcule o resultado da potenciação:
43 =      x        x        =        .

    3.     Indique a potenciação e calcule a potência:
Base 3 e expoente 5

      =      x     x     x     x      =       .

    4.     Descubra o valor da letra a, sendo que
      a2 = 121




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

     1.       Escrever no sistema de numeração egípcios os números a seguir:
      a)       1.203.000
      b)       1.110

     2.       Quantas classes e quantas ordens existem nos números:
      a)       1.285.216
      b)       2.212.212

    3.       Escreva por extenso o número 212.212.212

    4.       Selecionar dentre as alternativas abaixo em forma de fração irredutível, 25%
      a)       1/10
      b)       1/5
      c)       1/4
      d)       2,5

    5.       Calcule as porcentagens
      a)       50% de 10
      b)       30% de 50
      c)       70% de 40
      d)       25% de 80

     6.       Na escola de música Sol Lá Si há duzentos alunos. 20% serão escolhidos para uma apresentação. Quantos alunos serão escolhidos?

ENVIAR PARA O E-MAIL: 
beniciorodrigues@professor.educacao.sp.gov.br


Página 27:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE1: Situação problema

1.1       Resolução do professor:
Joaquim ganhou 57 pacotes com 6 garrafas; 57x6= 342

Joaquim comprou 57 pacotes com 24 garrafas; 57x24=1368

TOTAL 342+1368=1710 unidades.

Atividade: 1.2 tarefa para o aluno- CA
                1.3 tarefa para o aluno- CA
                1.4 tarefa para o aluno- CA

Página 28:

EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Orientação do professor

Quando nos deparamos com expressões numéricas que trazem várias operações ao mesmo tempo, devemos efetivar primeiro as multiplicações e divisões na ordem em que aparecem. No caso de aparecer potências. Estas devem ser resolvidas antes:
34+2.3- 25:2+2.2-14:7=
81+2.3-32:2+2.2-14:7
87-16+4-2= 71+4-2=75-2=73

 ATIVIDADE 2- Expressões numéricas (pág 28)
Atividades:   2.1 tarefa para o aluno
                   2.2 tarefa para o aluno
                   2.3 tarefa para o aluno
                   2.4 tarefa para o aluno
                   2.5 tarefa para o aluno
                   Desafio: Tarefa para o aluno

Página 30 e 31
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
Orientação do professor:
Dado a sequência 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20,  ...
Se contarmos a partir do 0, de 2 em 2, teremos: 0x2=0; 1x2=2; 2x2=4; 3x2=6; 4x2=8; 5x2=10; ...
A nova sequência será: 0, 2, 4, 6, 8, 10, ...
Se contarmos de 3 em 3 a partir do 0, teremos: 0x3=0; 1x3=3;2x3=6; 3x3=9; 4x3=12; 5x3=15; ...
A nova sequência será: 0, 3, 6, 9, 12, 15, ...
No primeiro caso teriamos a seqüência dos números naturais múltiplos de 2, escrevemos m(2)= 0, 2, 4, 6, 8,...
No segundo caso teriamos a sequência dos números naturais múltiplos de 3, escrevemos m(3)= 0, 3, 6, 9, 12,...

Atividade 2: 2.1 tarefa para o aluno
                   2.2 tarefa para o aluno
                   2.3 tarefa para o aluno
                   2.4 tarefa para o aluno
                   2.5 tarefa para o aluno
         
DIVISORES DE UM NÚMERO NATURAL

Orientação do professor
Todo o número natural que dividir outro e o resultado for exato dizemos que este número ou números são divisores do outro.
Exemplo:
1, 2, 3, 6, 9, 18 são divisores de 18
Critérios de divisibilidade : 18 é divisível por 1
                                        18 é par e é divisível por 2
                                        18 é múltiplo de 3
                                        18 é múltiplo de 6
                                        18 é múltiplo de 9
                                        18 é divisível por 18
Observação: - O zero não é divisor de nenhum número natural
                   - O número 1 é divisor de qualquer número natural
                   - Todo o número natural diferente de 0 é divisor dele mesmo
No exemplo dado, escrevemos: d(18)= 1,2,3,6,9,18

Atividade 3: 3.1 tarefa para o aluno
                   3.2 tarefa para o aluno

CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
Orientação do professor
- Divisibilidade por 2: Um número é divisível por 2 quando ele é um número par, ou seja, quando terminar em 0,2, 4, 6, 8
- Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3, quando a soma dos seus algarismos for divisível por 3
Exemplos: 12 é divisível por 3, pois 1+2=3 e 3 é divisível por 3
                2541 é divisível por 3, pois 2+5+4+1=12 e 12 é divisível por 3
-Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4 quando seus dois últimos algarismos for divisível por 4
Exemplo: 312 é divisível por 4, pois 12 é divisível por 4
-Divisibilidade por 5: Um número é divisível por 5 quando terminar em 0 ou 5

Atividade 4: 4.1 tarefa para o aluno

ATIVIDADES DA SEMANA DE 23 A 27 DE MARÇO 2020

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