ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar as respostas
até o dia 11 de DEZEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634
AVALIAÇÃO DO 4°
BIMESTRE
De acordo com o
conteúdo do 4° bimestre, seus conhecimentos e pesquisas, responda:
1-
O que é desenvolvimento sustentável?
2-
Qual é a importância da água para diferentes formas de
vida no planeta terra? 3- Quais
são os 6 biomas brasileiros? 4- Qual
é a importância dos solos para o desenvolvimento humano, animal e das
plantas? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar as respostas
até o dia 04 de DEZEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634
ATIVIDADES
De acordo com a aula do
CMSP do dia 26/11 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AxzKSOzJAVI&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=33,
responda: 1- Quais
fenômenos naturais você conhece? 2- Pesquise
e escreva sobre o que é ilha de calor, El Niño e La Niña. 3- Como
El Niño e La Niña interferem na agricultura do Brasil? |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar as respostas
até o dia 27 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634 ATIVIDADES
Pesquise: 1- Como
é a formação dos solos? 2- Quais
são os três tipos de solo? Como é a composição
do solo? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 13 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634
ATIVIDADES
De acordo com a última
aula do CMSP sobre Biomas e Ecossistemas, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OxOcp19Hhbo&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=30,
responda:
1- Quais
são os 6 biomas brasileiros? 2- O
que é bioma? 3- Por
que é importante conhecer e estudar os biomas brasileiros? 4- Em
qual bioma está inserido o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros? 5- Por
que é importante ampliar as áreas de parques nacionais? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
De
acordo com as últimas aulas sobre “água, consumo e prática sustentáveis” e os
textos abaixo, responda:
1- Escreva
com suas palavras como funciona o ciclo da água? 2- Por
que é importante cuidar da economia e limpeza da água? 3- Quais
cuidados devemos e podemos tomara para não desperdiçar água? PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 06 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
De
acordo com as últimas aulas sobre “água, consumo e prática sustentáveis” e os
textos abaixo, responda: PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 30 de outubro para o meu whasapp (14) 99683-3634
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/09 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do CMSP do dia 15/10 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2L2AIzM7Uoc&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=28
responda:
1-
O que é desenvolvimento sustentável?
2-
Qual é a importância da água para diferentes formas de
vida no planeta terra?
3-
Como podemos preservar os recursos hídricos?
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 23 de outubro para o meu whasapp (14) 99683-3634 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do CMSP do dia 24/09 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ROKmD-gRMDw&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=24, responda:
1-
Pesquise: a)
O que são bacias hidrográficas? b)
O que são recursos hídricos?
2-
Quais impactos podem ser causados nas bacias
hidrográficas com o desmatamento?
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 16 de outubro para o meu whasapp (14) 99683-3634
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do CMSP do dia 17/09 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4CFkZlFiBmc&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=22, responda:
1-
Qual região do Brasil tem mais disponibilidade de água
doce? 2-
Qual região tem menor disponibilidade de água doce? 3-
O que é região hidrográfica? 4-
Quais países têm em seu território o Aquífero Guarani? 5-
Cite três estados brasileiros em que o Aquífero Guarani
está localizado. |
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do CMSP do dia 10/09 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ochX7Ck1yuw&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=21, responda:
1-
Qual é o nome da cordilheira presente na África do Sul?
Sua formação está associada a movimentos tectônicos? 2-
Quais são os relevos mais recorrentes no Brasil? 3-
Qual é a diferença entre processos endógenos e exógenos
na formação e modelagem do relevo terrestre? 4-
Pesquise qual é o relevo de sua cidade. PRAZO DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 25 de setembro para o meu whasapp (14) 99683-3634 |
ATIVIDADES
De
acordo com o texto abaixo, conteúdo da última atividade enviada, responda as
questões que seguem.
Texto:
Litosfera e suas características
A litosfera é
a camada
da Terra compreendida entre a atmosfera e
a astenosfera (camada viscosa superior ao manto). A palavra “litosfera” tem
origem grega: lithos, significa “pedra”, “rocha” e como a própria
etimologia sugere, podemos defini-la como a camada constituída pelas rochas
da esfera terrestre – formada tanto pela crosta continental quanto pela
crosta oceânica (que está submersa pelas águas dos mares e oceanos).
A
litosfera é também chamada de crosta terrestre. Se a
“perfurarmos” até 60 quilômetros de profundidade, encontraremos a partir daí,
outras duas camadas:
·
O sial – composto
predominantemente por silício e alumínio –
é a camada mais externa. Sua profundidade varia entre 15 a 25 quilômetros.
·
O sima –
essencialmente composto de silício e magnésio –
apresenta maior densidade que o sial e tem espessura entre 30 a 35
quilômetros.
Formação
Se
remontarmos ao início da formação da Terra – há aproximadamente 4,5 bilhões
de anos – saberemos que o nosso planeta foi durante milhões de anos uma
esfera incandescente formada por gases e rocha líquida. Com o decorrer
do tempo
geológico, a superfície do planeta – a litosfera –
foi lentamente se resfriando e as rochas gradualmente foram adquirindo a
consistência mais firme que conhecemos hoje.
O
processo de resfriamento da superfície e consolidação das rochas promoveu a
liberação de gases que viriam mais tarde a constituir a atmosfera – camada
gasosa que envolve a Terra.
Características
da litosfera
A
espessura desta camada pode variar entre cerca de 40 km a 280 km de
profundidade. Ela termina no local onde os minerais na crosta terrestre
começam a ficar mais viscosos e fluidos. A profundidade certa onde se dá
a solidificação dos
materiais depende de vários fatores: a composição química do local, as
condições de temperatura e de pressão que atuam sobre o material.
A
litosfera é constituída por minerais
e rochas – agregados sólidos naturais compostos de um ou
mais minerais. As rochas podem ser metamórficas, sedimentares ou magmáticas (também
chamadas de ígneas).
Apesar
de ser a camada menos espessa da esfera terrestre – o manto tem cerca 4.600
km de profundidade e o núcleo 1700 km – é com certeza a mais importante para
o ser humano, pois é nessa camada que ocorrem os fenômenos formadores das
rochas, dos minerais, dos solos e das formas do modelado terrestre.
A
litosfera é um “quebra-cabeças” dinâmico
A
litosfera, ao contrário do que se possa imaginar, não é uma camada estática.
Ao contrário, os minerais, as rochas, os solos, o relevo e a própria camada
estão em constante transformação. Este dinamismo deve-se a um conjunto de
forças que atuam sobre esta camada. Estas forças podem ser classificadas em
forças internas e externas.
Forças
externas ou forças exógenas
São
forças originadas na atmosfera, pela ação das águas superficiais e
subterrâneas, pela gravidade, além da ação humana. As chuvas, o vento, rios,
mares, e o ser humano atuam no modelado terrestre, modificando o relevo,
formando solos e transformando a litosfera.
Forças
internas ou forças endógenas
São
forças oriundas das camadas mais profundas da Terra. São essencialmente
o vulcanismo e
a atividade tectônica – ou tectonismo. A atividade tectônica é resultado da
interação das enormes placas que constituem a litosfera - as chamadas placas
tectônicas. Elas são como “um quebra-cabeças”, com
“peças” de diferentes tamanhos que colidem, se afastam e moldam a litosfera
hoje e há milhões de anos.
1. Se
a “perfurarmos” até 60 quilômetros de profundidade, encontraremos a partir
daí, outras duas camadas, qual são elas?
2. Explique
o processo de formação da terra entre aproximadamente 4,5 bilhões de anos
atrás, até como a conhecemos hoje.
3. O
que são forças externas ou forças exógenas?
4. O
que são forças internas ou forças endógenas?
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADES
De
acordo com a aula apresentada no CMSP no dia 03/09 (disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=skieuCsrwxA&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=20
, responda:
1-
O que é litosfera?
2-
Quais são as quatro esferas terrestres?
3-
Desenhe todas as camadas da crosta terrestre e atmosfera.
Escreva o nome de cada uma das camadas.
4-
Quais são as camadas da terra?
5-
O que são placas tectônicas?
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 31/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
De
acordo com a aula apresentada no CMSP no dia 13/07 (disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=pLLoQCdjenk&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=18), responda:
1-
Como surgiu a Previsão do Tempo?
2-
O que aconteceu com a meteorologia depois da Segunda
Guerra Mundial?
3-
Por que é importante a geração de um histórico da
Previsão do Tempo?
4-
Pesquise informações dobre o clima atmosférico e como ele
interfere no cotidiano de diferentes comunidades?
PRAZO DE ENTREGA
Enviar as respostas até o dia 21 de agosto para o meu whasapp (14) 99683-3634
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES
ORIENTAÇÃO
SOBRE AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 6º ANO A e B
PROF
ADENILSON (DENIS) SEMANA
DE 29/06 A 03/07
·
REALIZAR AS ATIVIDADES
·
COPIAR E REPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO
·
TIRAR FOTO DAS ATIVIDADES RESPONDIDAS E
ENCAMINHAR PARA O E-MAIL
·
SE IIDENTIFICAR COM NOME E TURMA
·
ENTREGAR ATÉ O DIA 03/07/2020
Coordenadas geográficas
As coordenadas geográficas são consideradas um sistema de
localização na superfície terrestre através das linhas imaginárias traçadas
de forma horizontal e vertical. As medidas utilizadas para essa localização
são os graus, minutos e segundos.
As linhas imaginárias são denominadas
de paralelos e meridianos e levam em consideração os pontos cardeais. No caso dos
paralelos temos as linhas horizontais que cortam o globo de Norte a Sul, já
os meridianos correspondem as linhas verticais que cortam de Leste a
Oeste. Dizemos, então, que o sistema de coordenada geográfica de
uma cidade, por exemplo, é medido pelo cruzamento de paralelos e meridianos.
Paralelo
O paralelo mais importante é a Linha do Equador, que divide a terra
em hemisférios Norte e Sul, sendo considerado o círculo máximo da terra. Além
dele, temos mais quatro paralelos com nomes próprios, que são:
- Trópico de Câncer;
- Trópico de Capricórnio;
- Círculo Polar Ártico;
- Círculo Polar Antártico.
Através dos paralelos é possível localizar a Latitude, que é a distância em graus
de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do equador. A sua
medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°.
Podemos dizer, então, que tudo que está localizado na Linha do Equador possui
0°, e esse grau vai aumentando (quando em direção ao Norte) ou diminuído
(quando em direção ao Sul).
Outro ponto de destaque é em relação ao tipo de
latitude, sendo:
- Latitudes
negativas: se referem aos lugares localizados abaixo da linha do
equador, ou seja, no Hemisfério Sul, que também pode ser chamado de Austral
ou Meridional. Pensando na geografia do Brasil, observe a coordenada geográfica do país: 10° S
55° O (dez graus a Sul e cinquenta e cinco graus a Oeste).
- Latitudes
positivas: se referem aos lugares que estão acima da linha do
equador, ou seja, no Hemisfério Norte, que pode ser chamado de Boreal e
Setentrional. Como exemplo pode-se citar o Canadá, que possui a seguinte
coordenada geográfica: 38° N 0° O (trinta e oito graus a Norte e zero grau a
Oeste).
Meridianos
Diferente dos paralelos que são círculos completos,
os meridianos são representados por metades de um círculo. O principal é
o meridiano de Greenwich,
sendo assim, é a partir dele que é medida a localização de uma região.
A partir dos meridianos localizamos a Longitude, que corresponde à
distância em graus de algum ponto na superfície terrestre até Greenwich. A
sua medida varia de O a 180°, sendo Greenwich considerado 0°, e à medida que
nos aproximamos do Leste esse valor aumenta, ou diminui à medida que nos
aproximamos de Oeste.
Assim como as latitudes, a longitude também pode
ser considerada como:
- Longitude
positiva: pontos localizados no hemisfério Leste ou Oriental. Por
exemplo: Egito, que possui a coordenada geográfica 30° N 31° E (trinta graus
a Norte e trinta e um graus a Leste).
- Longitude
negativa: são os lugares localizados no hemisfério oeste ou
ocidental. Por exemplo: Inglaterra, com a seguinte coordenada 38° N 9° O
(trinta e oito graus a Norte e nove graus a Oeste).
ATIVIDADES
Fazer
a atividade da apostila página 34 e 35
Exercício
B- Análise de mapa: Coordenadas geográficas.
Para melhor
compreensão assistir o vídeo: clique no link:
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06