domingo, 6 de dezembro de 2020

GEOGRAFIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 11 de DEZEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

AVALIAÇÃO DO 4° BIMESTRE

 

De acordo com o conteúdo do 4° bimestre, seus conhecimentos e pesquisas, responda:

 

1-    O que é desenvolvimento sustentável?

 

2-    Qual é a importância da água para diferentes formas de vida no planeta terra?

3-    Quais são os 6 biomas brasileiros?

4-    Qual é a importância dos solos para o desenvolvimento humano, animal e das plantas?



 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 04 de DEZEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

ATIVIDADES

 

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 26/11 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AxzKSOzJAVI&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=33, responda:

1-    Quais fenômenos naturais você conhece?

2-    Pesquise e escreva sobre o que é ilha de calor, El Niño e La Niña.

3-    Como El Niño e La Niña interferem na agricultura do Brasil?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 27 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

ATIVIDADES

 

 

Pesquise:

1-     Como é a formação dos solos?

2-     Quais são os três tipos de solo?

Como é a composição do solo?


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 13 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

 

ATIVIDADES

 

 

De acordo com a última aula do CMSP sobre Biomas e Ecossistemas, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OxOcp19Hhbo&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=30, responda:

 

1-    Quais são os 6 biomas brasileiros?

2-    O que é bioma?

3-    Por que é importante conhecer e estudar os biomas brasileiros?

4-    Em qual bioma está inserido o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros?

5-    Por que é importante ampliar as áreas de parques nacionais?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

 

De acordo com as últimas aulas sobre “água, consumo e prática sustentáveis” e os textos abaixo, responda:

 

1-    Escreva com suas palavras como funciona o ciclo da água?

2-    Por que é importante cuidar da economia e limpeza da água?

3-    Quais cuidados devemos e podemos tomara para não desperdiçar água?

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 06 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

 

De acordo com as últimas aulas sobre “água, consumo e prática sustentáveis” e os textos abaixo, responda:



 

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 30 de outubro para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/09 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 15/10 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2L2AIzM7Uoc&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=28 responda:

 

1-    O que é desenvolvimento sustentável?

 

2-    Qual é a importância da água para diferentes formas de vida no planeta terra?

 

3-    Como podemos preservar os recursos hídricos?

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 23 de outubro para o meu whasapp (14) 99683-3634

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 24/09 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ROKmD-gRMDw&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=24, responda:

 

1-    Pesquise:

a)    O que são bacias hidrográficas?

b)   O que são recursos hídricos?

 

2-    Quais impactos podem ser causados nas bacias hidrográficas com o desmatamento?

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 16 de outubro para o meu whasapp (14) 99683-3634

 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

 

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 17/09 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4CFkZlFiBmc&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=22, responda:

 

1-    Qual região do Brasil tem mais disponibilidade de água doce?

2-    Qual região tem menor disponibilidade de água doce?

3-    O que é região hidrográfica?

4-    Quais países têm em seu território o Aquífero Guarani?

5-    Cite três estados brasileiros em que o Aquífero Guarani está localizado.

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09 6ab 

 

ATIVIDADES

 

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 10/09 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ochX7Ck1yuw&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=21, responda:

 

1-    Qual é o nome da cordilheira presente na África do Sul? Sua formação está associada a movimentos tectônicos?

2-    Quais são os relevos mais recorrentes no Brasil?

3-    Qual é a diferença entre processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre?

4-    Pesquise qual é o relevo de sua cidade.

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 25 de setembro para o meu whasapp (14) 99683-3634

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09 ATÉ  18/09

ATIVIDADES


De acordo com o texto abaixo, conteúdo da última atividade enviada, responda as questões que seguem.

Texto: Litosfera e suas características

litosfera é a camada da Terra compreendida entre a atmosfera e a astenosfera (camada viscosa superior ao manto). A palavra “litosfera” tem origem grega: lithos, significa “pedra”, “rocha” e como a própria etimologia sugere, podemos defini-la como a camada constituída pelas rochas da esfera terrestre – formada tanto pela crosta continental quanto pela crosta oceânica (que está submersa pelas águas dos mares e oceanos).
A litosfera é também chamada de crosta terrestre. Se a “perfurarmos” até 60 quilômetros de profundidade, encontraremos a partir daí, outras duas camadas:
·         sial – composto predominantemente por silício e alumínio – é a camada mais externa. Sua profundidade varia entre 15 a 25 quilômetros.
·         sima – essencialmente composto de silício e magnésio – apresenta maior densidade que o sial e tem espessura entre 30 a 35 quilômetros.
Formação
Se remontarmos ao início da formação da Terra – há aproximadamente 4,5 bilhões de anos – saberemos que o nosso planeta foi durante milhões de anos uma esfera incandescente formada por gases e rocha líquida. Com o decorrer do tempo geológico, a superfície do planeta – a litosfera – foi lentamente se resfriando e as rochas gradualmente foram adquirindo a consistência mais firme que conhecemos hoje.
O processo de resfriamento da superfície e consolidação das rochas promoveu a liberação de gases que viriam mais tarde a constituir a atmosfera – camada gasosa que envolve a Terra.
Características da litosfera
A espessura desta camada pode variar entre cerca de 40 km a 280 km de profundidade. Ela termina no local onde os minerais na crosta terrestre começam a ficar mais viscosos e fluidos. A profundidade certa onde se dá a solidificação dos materiais depende de vários fatores: a composição química do local, as condições de temperatura e de pressão que atuam sobre o material.
A litosfera é constituída por minerais e rochas – agregados sólidos naturais compostos de um ou mais minerais. As rochas podem ser metamórficassedimentares ou magmáticas (também chamadas de ígneas).
Apesar de ser a camada menos espessa da esfera terrestre – o manto tem cerca 4.600 km de profundidade e o núcleo 1700 km – é com certeza a mais importante para o ser humano, pois é nessa camada que ocorrem os fenômenos formadores das rochas, dos minerais, dos solos e das formas do modelado terrestre.
A litosfera é um “quebra-cabeças” dinâmico
A litosfera, ao contrário do que se possa imaginar, não é uma camada estática. Ao contrário, os minerais, as rochas, os solos, o relevo e a própria camada estão em constante transformação. Este dinamismo deve-se a um conjunto de forças que atuam sobre esta camada. Estas forças podem ser classificadas em forças internas e externas.
Forças externas ou forças exógenas
São forças originadas na atmosfera, pela ação das águas superficiais e subterrâneas, pela gravidade, além da ação humana. As chuvas, o vento, rios, mares, e o ser humano atuam no modelado terrestre, modificando o relevo, formando solos e transformando a litosfera.
Forças internas ou forças endógenas
São forças oriundas das camadas mais profundas da Terra. São essencialmente o vulcanismo e a atividade tectônica – ou tectonismo. A atividade tectônica é resultado da interação das enormes placas que constituem a litosfera - as chamadas placas tectônicas. Elas são como “um quebra-cabeças”, com “peças” de diferentes tamanhos que colidem, se afastam e moldam a litosfera hoje e há milhões de anos.

1.    Se a “perfurarmos” até 60 quilômetros de profundidade, encontraremos a partir daí, outras duas camadas, qual são elas?

2.    Explique o processo de formação da terra entre aproximadamente 4,5 bilhões de anos atrás, até como a conhecemos hoje.

3.    O que são forças externas ou forças exógenas?

4.    O que são forças internas ou forças endógenas?


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES


De acordo com a aula apresentada no CMSP no dia 03/09 (disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=skieuCsrwxA&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=20 , responda:

1-    O que é litosfera?
2-    Quais são as quatro esferas terrestres?
3-    Desenhe todas as camadas da crosta terrestre e atmosfera. Escreva o nome de cada uma das camadas.
4-    Quais são as camadas da terra?
5-    O que são placas tectônicas?


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 31/08 ATÉ 04/09



ATIVIDADES


De acordo com a aula apresentada no CMSP no dia 20/08 (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7B-2DCpZ_v0, responda:

1- Há três tipos de clima no Brasil. Quais são? Explique cada um deles.
2- O que é o efeito estufa?
3- O que são os chamados ODS? E qual é a sua finalidade?
4- Qual a importância da ação contra a mudança global do clima para nosso planeta?

PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 04 de setembro para o meu whasapp (14) 99683-3634




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
ATIVIDADES


De acordo com a aula apresentada no CMSP no dia 13/07 (disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=pLLoQCdjenk&list=PLAdEu5NtlLkYEJf-sFNTdy7UwnFdyIbjN&index=18), responda:

1-    Como surgiu a Previsão do Tempo?
2-    O que aconteceu com a meteorologia depois da Segunda Guerra Mundial?
3-    Por que é importante a geração de um histórico da Previsão do Tempo?
4-    Pesquise informações dobre o clima atmosférico e como ele interfere no cotidiano de diferentes comunidades?

PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 21 de agosto para o meu whasapp (14) 99683-3634

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES



ORIENTAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 6º ANO A e B
PROF ADENILSON (DENIS)                   SEMANA DE 29/06 A 03/07

·         REALIZAR AS ATIVIDADES
·         COPIAR E REPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO
·         TIRAR FOTO DAS ATIVIDADES RESPONDIDAS E ENCAMINHAR PARA O E-MAIL
adenilsonmagalhaes@prof.educacao.sp.gov.br  OU POSTAR NO GOOGLE CLASSROOM

·         SE IIDENTIFICAR COM NOME E TURMA
·         ENTREGAR ATÉ O DIA 03/07/2020

Coordenadas geográficas


As coordenadas geográficas são consideradas um sistema de localização na superfície terrestre através das linhas imaginárias traçadas de forma horizontal e vertical. As medidas utilizadas para essa localização são os graus, minutos e segundos. 

As linhas imaginárias são denominadas de paralelos e meridianos e levam em consideração os pontos cardeais. No caso dos paralelos temos as linhas horizontais que cortam o globo de Norte a Sul, já os meridianos correspondem as linhas verticais que cortam de Leste a Oeste.  Dizemos, então, que o sistema de coordenada geográfica de uma cidade, por exemplo, é medido pelo cruzamento de paralelos e meridianos.

Paralelo

O paralelo mais importante é a Linha do Equador, que divide a terra em hemisférios Norte e Sul, sendo considerado o círculo máximo da terra. Além dele, temos mais quatro paralelos com nomes próprios, que são: 

- Trópico de Câncer;
- Trópico de Capricórnio;
- Círculo Polar Ártico;
- Círculo Polar Antártico. 

Através dos paralelos é possível localizar a Latitude, que é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do equador. A sua medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°. Podemos dizer, então, que tudo que está localizado na Linha do Equador possui 0°, e esse grau vai aumentando (quando em direção ao Norte) ou diminuído (quando em direção ao Sul).

Outro ponto de destaque é em relação ao tipo de latitude, sendo:

- Latitudes negativas: se referem aos lugares localizados abaixo da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Sul, que também pode ser chamado de Austral ou Meridional. Pensando na geografia do Brasil, observe a coordenada geográfica do país: 10° S 55° O (dez graus a Sul e cinquenta e cinco graus a Oeste).
- Latitudes positivas: se referem aos lugares que estão acima da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Norte, que pode ser chamado de Boreal e Setentrional. Como exemplo pode-se citar o Canadá, que possui a seguinte coordenada geográfica: 38° N 0° O (trinta e oito graus a Norte e zero grau a Oeste).





Meridianos

Diferente dos paralelos que são círculos completos, os meridianos são representados por metades de um círculo. O principal é o meridiano de Greenwich, sendo assim, é a partir dele que é medida a localização de uma região. 

A partir dos meridianos localizamos a Longitude, que corresponde à distância em graus de algum ponto na superfície terrestre até Greenwich. A sua medida varia de O a 180°, sendo Greenwich considerado 0°, e à medida que nos aproximamos do Leste esse valor aumenta, ou diminui à medida que nos aproximamos de Oeste.

Assim como as latitudes, a longitude também pode ser considerada como:

- Longitude positiva: pontos localizados no hemisfério Leste ou Oriental. Por exemplo: Egito, que possui a coordenada geográfica 30° N 31° E (trinta graus a Norte e trinta e um graus a Leste).
- Longitude negativa: são os lugares localizados no hemisfério oeste ou ocidental. Por exemplo: Inglaterra, com a seguinte coordenada 38° N 9° O (trinta e oito graus a Norte e nove graus a Oeste).





ATIVIDADES

Fazer a atividade da apostila página 34 e 35
Exercício B- Análise de mapa: Coordenadas geográficas.




Para melhor compreensão assistir o vídeo: clique no link:


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06


ATIVIDADES

ORIENTAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 6º ANO A e B
PROF ADENILSON (DENIS)
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Exercícios - Geografia - 6º ano

Elementos de um mapa
São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.
Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.
Observemos, no mapa a seguir, como se apresentam as diferentes partes de um mapa:


Exemplo de mapa demográfico do Brasil elaborado pelo IBGE *

Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.
Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.

Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

Projeção cartográfica: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.



ATIVIDAES
1- Observe o mapa Brasil: grandes regiões e responda as questões abaixo:
Brasil: grandes regiões


a) Qual é o título do mapa?
b) Como a Capital Federal está representada no mapa?
c) O que representa a cor azul no mapa?
d) Qual é o tipo da projeção no mapa?
e) Qual é o oceano que banha o litoral brasileiro?
f) O que representa a linha preta e a linha cinza?
g) Qual escala foi usada no mapa: a gráfica ou a numérica?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES

ORIENTAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 6º ANO A e B
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Exercícios - Geografia - 6º ano

1. Assinale a opção incorreta em relação as características da Paisagem:

a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser bonitas ou feias.
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.

2. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:

a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.


3. Assinale a opção incorreta em relação as características do espaço geográfico:

a) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.

4. Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada classifique as colunas de acordo com o tipo de paisagem; 

( N ) Paisagem Natural    ( H ) Paisagem Humanizada    
( R ) Paisagem Rural       ( U ) Paisagem Urbana 

(     ) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios, relevos e etc. 
(     ) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras. 
(     ) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentas  
(     )Tem sua estrutura adaptada  às necessidades do homem, da produção e sobrevivência. 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06



ATIVIDADES

ORIENTAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 6º ANO A e B
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TIPOS E ELEMENTOS DE PAISAGENS E SUAS TRANSFORMAÇÕES
Paisagem é parcela do espaço percebida por nossos sentidos (visão, audição, olfato, etc), ou seja, o conjunto de elementos naturais e culturais que observamos em determinado espaço geográfico e momento.  As transformações nas paisagens podem ocorrer de maneira lenta (por exemplo na expansão urbana) ou de maneira intensa (por exemplo após a erupção de um vulcão). 
Sabemos que o uso do espaço pelos seres humanos envolve os fatores econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais. Se as paisagens existem através de suas formas, a importância de sua observação e análise consiste em entender a história dos grupos sociais, as formas de produção e o uso dos elementos naturais. Sendo assim, a partir da paisagem podemos revelar as possíveis relações entre a sociedade e o seu espaço. 

ATIVIDADE: OBSERVE AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM AO LONGO DO TEMPO NA RUA SÃO LUIZ EM MARÍLIA E RESPONDA AS QUESTÕES:










IMAGEM 1


IMAGEM 2



IMAGEM 3


01. Descreva a paisagem da imagem 1.
02. Quais elementos da paisagem sofreram transformação na imagem 2?
03. Quais mudanças podem ser notadas na imagem1 e 2, com relação a imagem 3?
04. Descreva a imagem 2:
05. Como se encontra a rua São Luiz atualmente?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 6º ANO A e B
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RETOMADA DOS CONTEÚDOS
ATIVIDADE 1
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITES
A imagem de satélite é um arquivo de imagem obtido por sensoriamento remoto a partir de um satélite artificial. Esse processo poderia ser explicado de maneira simples como a obtenção de uma fotografia da Terra de uma máquina localizada no espaço dentro de um satélite. As imagens de satélites são de grande importância na elaboração de estudos urbanos, rurais, ambientais, entre outros. Essas imagens podem ser trabalhadas em sala de aula com a orientação do professor de Geografia em qualquer série educacional, mas especialmente no fundamental e médio.
O professor deve primeiramente esclarecer que esse tipo de imagem é obtido através de satélites artificiais que se encontram na órbita da Terra. A partir dessas imagens é possível estabelecer comparações entre dados de uma determinada área em um tempo passado com informações recentes, oriundas das transformações promovidas no espaço geográfico.
É de grande relevância a apresentação das cores que estão dispostas nas imagens e o que elas representam, pois sem tais itens fica impossível realizar esse tipo de interpretação. A seguir uma imagem de satélite:

Responda os exercícios 1, 2 e 3 sobre a imagem de satélite acima:
1-    Em quais áreas do globo há a maior concentração de cidades? Porque isso ocorre?
2-    Em quais áreas do globo há a menor concentração de cidades? Porque isso ocorre?
3-    Localize o Japão na imagem de satélite. Em sua opinião porque isso ocorre?


Responda os exercícios 1, 2, 3 e 4 sobre a imagem de satélite acima:

1-    Em qual região do Brasil existem a maior concentração de cidades? Você saberia explicar porque isso ocorre?
2-    O que a imagem noturna do Brasil revela sobre o estado de São Paulo?
3-    Qual região do Brasil registra um número menor de grandes concentrações urbanas? Procure explicar porque isso ocorre?
4-    Onde se localizam as maiores aglomerações urbanas na região do Nordeste?

ATIVIDADE 2
Urbanização e desastres socioambientais

Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser-humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis. São fenômenos naturais que representam a mudança de ciclo na Terra, no entanto, nos tempos atuais, essas ocorrências têm aumentado de maneira significativa, o que nos leva a crer nas estatísticas e estudos sobre o meio ambiente.
Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade.
Nas grades cidades, a ocupação desordenada e a deficiência das políticas públicas de preservação da rede hídrica, de investimentos em saneamento e coleta de lixo provocam aumento significativo de inundações em bairros situados em áreas de risco, podem ocorrer deslizamento de terra das encostas atingindo a população que mora nas proximidades, ventos fortes que pode destelhar as casas, etc. Estudos sobre o problema são necessários e urgentes, pois auxiliam a proposição e execução de ações preventivas em detrimentos das curativas, como as medidas para retirar e realocar, em definitivo, as pessoas que vivem em ocupações irregulares e de risco, pois em geral elas aceitam esta mudança enquanto estão em perigo e voltam quando cessa a turbulência

ATIVIDADES
1-    O que são os desastres naturais?

2-    Quais são os desastres naturais que ocorrem nas cidades:

3-    Quais são as medidas de prevenção para minimizar os riscos das populações que vivem em áreas de risco?

4-    Por que os desastres ocorrem?
a-    (     ) Desastres ocorrem por causa dos desmatamentos.
b-    (     ) Desastres ocorrem por falta de infra-estrutura.
c-    (     ) Desastres ocorrem pelos fenômenos naturais do planeta.


ATIVIDADE 3 - Continuação da aula sobre desastres naturais
Desastres de origem natural
Denominamos de Desastre Natural a ocorrência de um fenômeno natural que modifica a superfície terrestre e atinge áreas ou regiões habitadas, causando danos materiais e humanos. A ocupação e intervenção humana em áreas de perigo geológico potencializam a ocorrência de desastres. O tipo de ocupação também é um fator que deve ser considerado: a resistência das construções (por exemplo, se são de madeira, alvenaria) e a existência de proteções da infraestrutura, como fundações adequadas. Conjuntamente, os fatores econômicos, sociais, políticos, ideológicos, culturais, educacionais, entre outros, definem a vulnerabilidade das comunidades em risco. A capacidade de enfrentar os perigos e de se recuperar dos desastres reduz a vulnerabilidade da comunidade. Por outro lado, o desconhecimento do perigo faz com que a vulnerabilidade seja maior. Quanto mais frágil for a comunidade, maior o impacto do desastre e maior o dano potencial.
Os desastres naturais ocorrem, geralmente, inesperadamente, de várias maneiras e apresentam diferentes gravidades. Muitos desastres estão relacionados ao tempo atmosférico - se está fazendo sol, se está chovendo, se está ventando, etc. Alguns são previsíveis, como uma tempestade ou furacão. Outros são parcialmente previsíveis, como um escorregamento. Outros, ainda, não aprendemos a prever, como um terremoto. É importante conhecermos os diferentes tipos de desastres e ficarmos alertas, principalmente se moramos em áreas onde eles podem ocorrer.
Alguns exemplos de desastres naturais:
Ciclone é todo redemoinho atmosférico que gira em torno de um núcleo de baixa pressão. Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades).
Furacão é o nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118km/h ou mais, que ocorrem no Oceano Atlântico Norte, mar do Caribe, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico.
Tufão é o nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118km/h ou mais, que ocorrem no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico.
Tornado é uma coluna de ar giratória, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 400km/h em volta de um centro de baixa tensão.
Terremoto é uma vibração que ocorre na terra devido a deslocamento de rochas. Os terremotos mais fortes são ocasionados pelo movimento das placas tectônicas.
Tempestade é um fenômeno atmosférico marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, granizo e chuva.

Tsunami é um tremor nas placas tectônicas que se encontravam no fundo do mar, ocasionando ondas gigantes. Hoje, sabe-se que este tremor trata-se de um terremoto com foco no oceano.
Inundação – transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea.
Deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas.

Atividades:
1-    Na região onde moramos, quais são os desastres naturais mais comuns?

2-    O que é um terremoto?

3-    Porque ocorrem as inundações?

4-     Quais são as consequências dos deslizamentos de terra próximo as regiões onde tem ocupação humana?

5-    Como ocorrem os tsunamis?













ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES

Continuação da aula sobre desastres naturais
Desastres de origem natural
Denominamos de Desastre Natural a ocorrência de um fenômeno natural que modifica a superfície terrestre e atinge áreas ou regiões habitadas, causando danos materiais e humanos. A ocupação e intervenção humana em áreas de perigo geológico potencializam a ocorrência de desastres. O tipo de ocupação também é um fator que deve ser considerado: a resistência das construções (por exemplo, se são de madeira, alvenaria) e a existência de proteções da infraestrutura, como fundações adequadas. Conjuntamente, os fatores econômicos, sociais, políticos, ideológicos, culturais, educacionais, entre outros, definem a vulnerabilidade das comunidades em risco. A capacidade de enfrentar os perigos e de se recuperar dos desastres reduz a vulnerabilidade da comunidade. Por outro lado, o desconhecimento do perigo faz com que a vulnerabilidade seja maior. Quanto mais frágil for a comunidade, maior o impacto do desastre e maior o dano potencial.
Os desastres naturais ocorrem, geralmente, inesperadamente, de várias maneiras e apresentam diferentes gravidades. Muitos desastres estão relacionados ao tempo atmosférico - se está fazendo sol, se está chovendo, se está ventando, etc. Alguns são previsíveis, como uma tempestade ou furacão. Outros são parcialmente previsíveis, como um escorregamento. Outros, ainda, não aprendemos a prever, como um terremoto. É importante conhecermos os diferentes tipos de desastres e ficarmos alertas, principalmente se moramos em áreas onde eles podem ocorrer.
Alguns exemplos de desastres naturais:
Ciclone é todo redemoinho atmosférico que gira em torno de um núcleo de baixa pressão. Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades).
Furacão é o nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118km/h ou mais, que ocorrem no Oceano Atlântico Norte, mar do Caribe, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico.
Tufão é o nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118km/h ou mais, que ocorrem no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico.
Tornado é uma coluna de ar giratória, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 400km/h em volta de um centro de baixa tensão.
Terremoto é uma vibração que ocorre na terra devido a deslocamento de rochas. Os terremotos mais fortes são ocasionados pelo movimento das placas tectônicas.
Tempestade é um fenômeno atmosférico marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, granizo e chuva.

Tsunami é um tremor nas placas tectônicas que se encontravam no fundo do mar, ocasionando ondas gigantes. Hoje, sabe-se que este tremor trata-se de um terremoto com foco no oceano.
Inundação – transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea.
Deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas.

Atividades:
1-    Na região onde moramos, quais são os desastres naturais mais comuns?

2-    O que é um terremoto?

3-    Porque ocorrem as inundações?

4-     Quais são as consequências dos deslizamentos de terra próximo as regiões onde tem ocupação humana?

5-    Como ocorrem os tsunamis?







 



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



ATIVIDADES

Urbanização e desastres socioambientais

Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser-humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis. São fenômenos naturais que representam a mudança de ciclo na Terra, no entanto, nos tempos atuais, essas ocorrências têm aumentado de maneira significativa, o que nos leva a crer nas estatísticas e estudos sobre o meio ambiente.
Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade.
Nas grades cidades, a ocupação desordenada e a deficiência das políticas públicas de preservação da rede hídrica, de investimentos em saneamento e coleta de lixo provocam aumento significativo de inundações em bairros situados em áreas de risco, podem ocorrer deslizamento de terra das encostas atingindo a população que mora nas proximidades, ventos fortes que pode destelhar as casas, etc. Estudos sobre o problema são necessários e urgentes, pois auxiliam a proposição e execução de ações preventivas em detrimentos das curativas, como as medidas para retirar e realocar, em definitivo, as pessoas que vivem em ocupações irregulares e de risco, pois em geral elas aceitam esta mudança enquanto estão em perigo e voltam quando cessa a turbulência

ATIVIDADES
    1-    O que são os desastres naturais?

    2-    Quais são os desastres naturais que ocorrem nas cidades:

   3-    Quais são as medidas de prevenção para minimizar os riscos das populações que vivem em áreas de risco?

    4-    Por que os desastres ocorrem?

    a-    (     ) Desastres ocorrem por causa dos desmatamentos.
    b-    (     ) Desastres ocorrem por falta de infra-estrutura.
    c-    (     ) Desastres ocorrem pelos fenômenos naturais do planeta.












ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ATIVIDADES


INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITES
A imagem de satélite é um arquivo de imagem obtido por sensoriamento remoto a partir de um satélite artificial. Esse processo poderia ser explicado de maneira simples como a obtenção de uma fotografia da Terra de uma máquina localizada no espaço dentro de um satélite. As imagens de satélites são de grande importância na elaboração de estudos urbanos, rurais, ambientais, entre outros. Essas imagens podem ser trabalhadas em sala de aula com a orientação do professor de Geografia em qualquer série educacional, mas especialmente no fundamental e médio.

O professor deve primeiramente esclarecer que esse tipo de imagem é obtido através de satélites artificiais que se encontram na órbita da Terra. A partir dessas imagens é possível estabelecer comparações entre dados de uma determinada área em um tempo passado com informações recentes, oriundas das transformações promovidas no espaço geográfico.

É de grande relevância a apresentação das cores que estão dispostas nas imagens e o que elas representam, pois sem tais itens fica impossível realizar esse tipo de interpretação. A seguir uma imagem de satélite:




Responda os exercícios 1, 2 e 3 sobre a imagem de satélite acima:
   1-   Em quais áreas do globo há a maior concentração de cidades? Porque isso ocorre?
   2-   Em quais áreas do globo há a menor concentração de cidades? Porque isso ocorre?
   3-   Localize o Japão na imagem de satélite. Em sua opinião porque isso ocorre?




Responda os exercícios 1, 2, 3 e 4 sobre a imagem de satélite acima:

   1-   Em qual região do Brasil existem a maior concentração de cidades? Você saberia explicar porque isso ocorre?
     2-   O que a imagem noturna do Brasil revela sobre o estado de São Paulo?
    3-   Qual região do Brasil registra um número menor de grandes concentrações urbanas? Procure explicar porque isso ocorre?
   4-   Onde se localizam as maiores aglomerações urbanas na região do Nordeste?




Leia com atenção o texto, e responda as questões 1,2, 3, 4:

O ESPAÇO GEOGRÁFICO é o espaço ocupado e transformado pelas sociedades humanas através dos tempos. Por isso, encontramos nele, marcas de tempos passados e do tempo presente.
Os ambientes, onde não se percebe a ação humana, são chamados de espaços naturais.
Aqueles onde as ações humanas estão evidentes, são chamados espaços humanizados.
A paisagem é natural quando nela se destacam elementos da natureza, como montanhas, florestas, rios, mares, lagoas,
É humanizada quando dominam elementos relacionados às atividades humanas, como pontes, cidades, parques, aeroportos, estradas, construções, prédios, favelas etc


1 Segundo o texto, espaço geográfico é
(a) o espaço que não é ocupado pelas sociedades humanas.
(b) o ambiente comum entre os seres.
(c) o espaço ocupado e transformado pelas sociedades humanas através dos tempos.
(d) algo que deve ser destruído pela ação humana.  

2 “Aqueles onde as ações humanas estão evidentes, são chamados espaços humanizados.”
Essa frase nos reveste que
(a) o ambiente humanizado nunca foi mexido.
(b) o ambiente humanizado (também conhecido como ambiente cultural) é transformado pela ação humana.
(c) o ambiente humanizado é o que busca imitar a natureza.
(d) o ambiente natural é aquele que foi transformado pelo homem.

3 A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
      (a)  Rodovia, edifícios e represa;
      (b)   Oceano, floresta e montanhas;
      (c)  Hidrelétrica, cidade e lago;
      (d)  Cachoeira, lago e Casas.

4 O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, segundo essa afirmativa, para que fim os seres humanos transformam o meio ambiente. Assinale a resposta correta.
     (a)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para preservar a beleza das praias e florestas
   (b)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para adquirirem conhecimento
   (c)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente por razões puramente psicológicas, étnicas e sociais
  (d)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto.
Leia atentamente o texto, e responda as questões 5 e 6:

A BÚSSOLA E O MAGNETISMO TERRESTRE
Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante. Um ímã é um objeto capaz de atrair materiais metálicos como o ferro, devido à atuação de um campo magnético.
Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta – uma bola de ferro sólida, sob alta pressão e temperatura, que “flutua” no magma (lava em estado líquido).
Segundo o pesquisador, o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados, e é por isso que, se suspendermos um ímã por um pedaço de barbante, por exemplo, ele se orienta na direção dos polos magnéticos, ou seja, do eixo Norte-Sul.
Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo norte magnético terrestre e sul do imã o que aponta para o polo sul magnético terrestre.
É exatamente isso o que chamamos de bússola – um ímã orientado no campo magnético terrestre que indica a direção norte ou sul.
(Adaptado de http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=798&sid=7)

5 De acordo com o texto, marque ( V ) para verdadeiro e (F ) para falso, depois escolha a alternativa correta:
(      ) Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante.
(      ) o campo magnético terrestre não exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
(      ) Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo sul magnético terrestre.
(      ) Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta.
A sequência correta é
(a) V, V, V, F.
(b) V, F, F, V.
(c) F, V, V, V.
(d) V, F, F, F.

6 Segundo Alexandre Cherman,
(a) a Terra não tem norte magnético.
(b) o núcleo da Terra não exerce nenhuma influencia nos polos magnéticos da terra.
(c) o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
(d) a bússola sempre aponta o Leste magnético.

Sobre a diferença entre paisagem natural e paisagem social (ou cultural), podemos destacar que
    (a)  A paisagem natural não foi modificada pela ação do homem, e a paisagem social foi transformada, alterada pelos seres humanos.
    (b)  A paisagem social é tal como Deus criou, e a paisagem natural foi transformada, alterada pela ação do homem.
    (c)  A paisagem social é aquela que nossa visão alcança, como, por exemplo, as cachoeiras, as florestas, sem a ação antrópica, e as paisagens naturais são feitas pela natureza.
  (d)  A paisagem natural retrata as cidades e todos ambientes construídos, alterados, transformados pelos seres humanos, com objetivo de suprir suas necessidades básicas, e a paisagem geográfica nos mostra as belezas da natureza, tal qual Deus criou.

8 Observe a figura:























Considerando a ESCOLA como ponto de referência, e utilizando somente os pontos cardeais e colaterais, podemos destacar que
(a) O teatro localiza-se a LESTE da escola.
(b) O estádio de futebol localiza-se a NORTE da escola.
(c) A lanchonete localiza-se a SUDOESTE da escola.
(d) A igreja localiza-se a SUDESTE da escola.

QUESTÃO BÔNUS observe a figura:



















A figura acima representa
(a) uma rosa dos ventos.
(b) uma bola de futebol.
(c) uma bússola.
         (d) um mapa

3 comentários:

  1. CIÊNCIAS: Dúvidas sintam-se à vontade para perguntar aqui no chat, ou enviar trabalhos e as dúvidas para o e-mail institucional. Desculpem não passar o contato pessoal: jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

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  2. por gentileza, mande o email para enviar as atividades.

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  3. Email do professor de geografia por favor .. professor Denis .

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